Indicação solicita construção de CMEI no bairro Vieira

Nesta semana, passou pela pauta da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul uma indicação legislativa que solicita ao Executivo Municipal, por meio da secretaria competente, a construção de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no bairro Vieira. A medida visa atender à crescente demanda por vagas em unidades de ensino infantil na região, que tem experimentado um aumento populacional significativo.
A autora da proposta destaca que o bairro já conta com um aumento na oferta de vagas para o Ensino Fundamental, graças à reforma da Escola Machado de Assis e à construção de uma nova unidade escolar no bairro vizinho João Pessoa, com capacidade para atender aproximadamente 900 alunos. No entanto, há uma necessidade urgente de investimentos na Educação Infantil, especialmente para crianças de 0 a 3 anos, faixa etária que não é contemplada pela obrigatoriedade de matrícula.
Atualmente, o bairro Vieira possui apenas uma unidade de educação infantil, o CME Sidnei Alexandre Berns, que atende cerca de 260 alunos, do berçário à pré-escola. Contudo, a capacidade do centro é insuficiente para atender a demanda local, com 82 crianças na lista de espera. Segundo o texto da indicação, dados oficiais apontam que 540 crianças estão inscritas na lista de intenção de vagas para creches no município, mas muitos pais, desanimados com a baixa probabilidade de conseguir uma vaga, deixam de registrar seus filhos, optando por creches domiciliares, uma alternativa inadequada para a autora da matéria.
A indicação foi enviada ao Executivo para ciência da demanda.