Indicação sugere medidas para reduzir absenteísmo em consultas

Nesta semana, passou pela pauta da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul uma indicação que visa combater o absenteísmo nas consultas agendadas na Secretaria de Saúde do município. A proposta sugere que o Executivo Municipal implemente um sistema de mensagens automáticas enviadas via telefone ou WhatsApp um ou dois dias antes das consultas marcadas. Esse sistema permitiria a confirmação ou cancelamento das consultas, facilitando o gerenciamento das agendas e evitando faltas sem aviso prévio.

A justificativa para essa ação é baseada em práticas já adotadas pela rede privada e por outros serviços públicos, como o agendamento de carteiras de identidade pela Polícia Científica. Dados da Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul revelam que, em 2023, aproximadamente 18 mil dos quase 200 mil agendamentos de consultas não foram cumpridos pelos pacientes, que não avisaram sobre a ausência previamente.

O assunto já havia entrado na pauta durante sessão da semana passada. Os vereadores ressaltaram que muitas reclamações sobre a falta de médicos, enfermeiros e a qualidade do atendimento chegam até eles. No entanto, enfatizaram que a população também deve assumir a responsabilidade por esses problemas. Eles destacaram a importância de campanhas de conscientização para que os munícipes compareçam aos horários agendados e, caso necessário, cancelem com antecedência, permitindo que outros sejam atendidos.

A indicação foi enviada ao Executivo para ciência do pedido.