Em sessão desta terça-feira (4) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores jaraguaenses aprovaram por unanimidade uma moção de aplauso ao Instituto Malwee pela contribuição dada à sociedade. A proposta é de autoria de Nina Santin Camello (PP) e Jonathan Reinke (Podemos). Nela, os dois apontam que a entidade foi criada em 15 de outubro de 2019 com o propósito de inspirar a transformação social por meio de atitudes que promovam a responsabilidade na relação com o meio ambiente e o cuidado com a infância.
Para isso, o Instituto Malwee, que não tem fins lucrativos, desenvolve e apoia projetos de outras organizações da sociedade civil. Um deles, por exemplo, é o Menos Ruído, Mais Renda, que reaproveita os resíduos têxteis das fabricas do Grupo Malwee em oficinas de artesanato. Isso tem a intenção de diminuir o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, gerar renda para os participantes dessas oficinas. Nesses quase três anos de história, a instituição já atendeu e beneficiou 46 ONGs, mais de 23 mil jovens, 819 famílias e 344 mulheres. Ao todo, foram quase 8 toneladas de resíduos destinados a oficinas, mais de 300 voluntários envolvidos e mais de R$ 1,5 milhão investidos em projetos e campanhas. Entre as entidades beneficiadas, estão a Apae, Amigos do Autista (AMA), Grande Circo Arraial de Pernambuco, Aldeias Infantis SOS da Paraíba, Hospital Maternidade de Campinas e tantas outras.
A diretora do Instituto Malwee, Edna Zamboni, também participou da sessão e conversou com os parlamentares municipais sobre as atividades da organização. Ela explicou na tribuna da Casa de Leis que o Instituto foi criado para concentrar as ações ambientais e sociais da empresa Malwee e que o foco é trabalhar com a infância e com o meio ambiente. Segundo Edna, os mais de 300 voluntários da organização já prestaram mais de 1.700 horas de trabalhos filantrópicos voltados à comunidade de Jaraguá do Sul.
“O trabalho voluntário realizado aqui na cidade é muito importante e é importante a gente trazer aqui para a Câmara de Vereadores, para que eles saibam quais ações são realizadas e que possam também nos conectar com outras entidades”, salientou.
A vereadora Nina destacou que as atividades do Instituto são desenvolvidas em todo o Brasil. Para ela, os trabalhos que são realizados com crianças e adolescentes são uma contribuição muito importante para a sociedade brasileira e jaraguaense. “E é muito importante a gente estar trazendo isso para a Câmara de Vereadores”, frisou.
Sessão: