Na sessão desta quinta-feira (14), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou, por unanimidade, um projeto de lei de autoria da vereadora Natália Lúcia Petry (MDB) que confere o título de utilidade pública ao Instituto Travessia. A instituição, fundada em 13 de maio de 2023, é composta por leigos católicos que, orientados por valores cristãos, têm como missão promover uma educação integral e cultural focada no desenvolvimento humano e social.
Segundo a vereadora, a concessão do título reforça a importância de iniciativas educacionais que transcendam a instrução acadêmica, integrando valores éticos, morais e espirituais. O Instituto Travessia adota a Pedagogia Católica, respeitando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e adaptando seu ensino para atender às necessidades específicas de cada aluno, sempre com um compromisso com a inclusão e a diversidade.
Inspirado pelos valores da verdade, bondade e beleza, o Instituto Travessia busca formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e comprometidos com o bem comum. A abordagem pedagógica promove uma educação que valoriza a dignidade humana, incentiva o senso de comunidade e fomenta o respeito à cultura e à história.
O presidente do Instituto, Roger Schipmann Eger, conversou com a TV Câmara Jaraguá do Sul e destacou que a entidade é formada por pais e mães católicos, voluntários, com a preocupação de trabalhar com crianças a fim de criar um ambiente de amor nos lares jaraguaenses. Ele afirma que a intenção é que em casa as crianças possam reforçar os conhecimentos e virtudes que aprendem na escola. E tudo isso é feito através de palestras, atividades lúdicas, eventos com profissionais de várias áreas de atuação entre outras coisas.
“E que assim a gente possa ser o farol de bondade, beleza e virtude para a nossa sociedade”, frisou.