Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Jornalista Flávio Brugnago recebe moção de aplausos 

COMPARTILHE

O jornalista e editor do Jornal do Vale do Itapocu, Flávio José Brugnago, recebeu uma moção de aplauso, proposta pelo vereador Onésimo Sell (MDB), pelos seus 45 anos de profissão, completados no último dia 2 de fevereiro. O texto da moção, votada e aprovada na Câmara de Vereadores, cita as passagens de Brugnago pelas redações de O Correio do Povo e da Gazeta, além de ressaltar o seu trabalho à frente do JDV há 20 anos. 

Na apresentação da matéria, Onésimo afirmou que o jornalista participou de vários e importantes momentos políticos da região, como, por exemplo, a sua primeira cobertura no dia 1° de fevereiro de 1977, na posse do então prefeito Victor Bauer, que dá nome ao plenário do Legislativo jaraguaense. Na moção, o parlamentar destacou o respeito e a credibilidade atribuída à Brugnago no meio jornalístico. “Uma pessoa que tem feito um trabalho extraordinário na nossa sociedade há 45 anos. Um amigo de longa data e que merece essa homenagem”, ressaltou.

Onésimo Sell entrega a moção de aplauso a Flávio Brugnago

Flávio também contou um pouco sobre o início de sua trajetória. Na época, ele trabalhava no escritório A Comercial, do contador Eugênio Victor Schmöckel, que também era o diretor do jornal O Correio do Povo. “Quando comecei (no escritório), em 1973, fazia trabalhos de rua, depois escrita fiscal e levava o material do jornal para a Gráfica Avenida, do sogro de Udo Wagner, na Av. Getúlio Vargas”, conta. Na gráfica, Brugnago acompanhava a montagem do jornal letra por letra no componedor (equipamento utilizado para montar os caracteres que seriam impressos no jornal), depois ia para a paginação e para a impressão. “Era uma verdadeira obra de arte. Isso despertou o gosto em mim. Fazia algumas matérias e acabei gostando. Tenho a data de 1º de fevereiro de 1977 como o início das atividades, mas já tinha contatos com a escrita antes”, lembra o jornalista. 

Flávio Brugnago afirma que tem orgulho de ter acompanhado a transformação de Jaraguá do Sul e região, tanto econômica, quanto social e politicamente. “Aprendi no dia a dia, com máquina de escrever, cobrindo o que que tinha a pé, tendo a Câmara e a Prefeitura como principais fontes de informação, na época. Trabalhei por mais de 12 anos no OCP, trabalhei com o Geraldo José em A Gazeta (na época Gazeta de Jaraguá) e depois no Jornal do Vale, na época em Guaramirim”, relata.

Depois de todas essas experiências, o repórter se tornou proprietário do Jornal de Guaramirim, já extinto. E em 2002 fundou o Jornal do Vale do Itapocu, no qual até hoje é o editor.

A moção de aplauso foi aprovada pela unanimidade dos vereadores e entregue ao jornalista nesta segunda-feira (14). 

Evento no final da década de 1970. Da esquerda para a direita: Elizeu Ibiratan Tajes (Radio Jaraguá), Flávio Brugnago, Geraldo José (A Gazeta) e os vereadores Enno Jannsen (pai do ex-prefeito Dieter Jannsen), Eugênio Gascho, Professor Arnoldo Schulz e Álido Pavanello. Foto: arquivo Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Pular para o conteúdo