Legislativo aprova orçamento da Prefeitura de Jaraguá do Sul para 2022

A Prefeitura de Jaraguá do Sul já tem todo o orçamento planejado para 2022. O projeto que estabelece a lei orçamentária anual (LOA) para o ano que vem foi aprovado nesta quinta-feira (2) pelos vereadores do município. O orçamento total é de R$ 840.895.073,00, que será utilizado para manter as atividades em diversas áreas, como Saúde, Educação e Infraestrutura. Mas a arrecadação total deve ultrapassar esses valores se a tendência se mantiver a mesma. A estimativa em 2021, por exemplo, é que o Executivo jaraguaense tenha pouco mais de R$ 1 bilhão em receitas. Esses números foram apresentados na prestação de contas realizada no mês de setembro.

Como de costume, a LOA 2022 fixou em 20% o limite máximo de remanejamento de recursos que a Prefeitura pode fazer através de decreto. Esse item tem o objetivo de dar flexibilidade aos trabalhos da Administração Municipal, já que o decreto não necessita de aprovação dos vereadores. Todas as outras alterações no orçamento que passarem desses 20% precisam passar pelo crivo dos parlamentares.

Também houve três emendas à LOA aprovadas ainda durante a sessão. A primeira, de autoria dos vereadores Anderson Kassner (Progressistas), Rodrigo Livramento (Novo) e Sirley Schappo (Novo), destinou R$ 250 mil para a ação “Arborização e Corredor Verde”. As outras duas são de autoria de Livramento: uma que remaneja um milhão de reais para a revitalização do Terminal Urbano e outra que separa outro milhão de reais para a revitalização do Calçadão da AV. Marechal Deodoro da Fonseca.

O projeto foi aprovado em segunda votação e enviado ao Executivo para sanção do prefeito Antídio Lunelli.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 02/12/2021