Legislativo jaraguaense também entra na campanha Novembro Azul

O mês de novembro é internacionalmente dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata e a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul não fica de fora desse movimento. O Novembro Azul, uma campanha mundial, tem como principal objetivo sensibilizar a população, especialmente os homens, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desse tipo de câncer, um dos mais comum entre o público masculino. Pensando nisso, a Casa de Leis jaraguaense divulgou um vídeo sobre o assunto.

A iniciativa busca quebrar tabus e incentivar os homens a superarem o receio em relação aos exames preventivos, como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal, fundamentais para identificar possíveis sinais da doença. Durante este período, diversas ações são promovidas para informar e alertar sobre a necessidade de exames regulares, ressaltando não apenas a importância do diagnóstico precoce, mas também de hábitos saudáveis de vida como forma de prevenção não apenas do câncer de próstata, mas também de outras doenças.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é responsável por 28,6% das mortes por neoplasias malignas entre a população masculina. No Brasil, a cada 38 minutos um homem perde a vida devido a essa doença. Estima-se que cerca de 61,2 mil novos casos tenham sido notificados só no ano passado.

O vídeo faz um alerta aos homens e, em especial, aos familiares, para que incentivem os que têm mais de 40 anos, principalmente quando há histórico familiar da doença, a realizar consultas preventivas. A mensagem final é clara: a prevenção é o melhor caminho, e a participação ativa da comunidade é fundamental para combater o câncer de próstata e promover um estilo de vida mais saudável. Confira:

Câmara de Vereadores apoia o Novembro Azul