Mais de 2.500 jovens esperam por uma oportunidade através do CIEE

O superintendente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Marcelo Firmino Vaz, esteve na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, na sessão desta terça-feira (28), a pedido da vereadora Nina Santin Camello (Progressistas). Ele apresentou dados da instituição no município e os trabalhos realizados com os estudantes.

O CIEE é uma entidade sem fins lucrativos de assistência social que tem o objetivo de proporcionar aos jovens a integração ao mercado de trabalho através de qualificações, treinamentos e programas de estágio (para quem tem no mínimo 16 anos e está cursando a partir do ensino médio) e de aprendizagem (para quem tem de 14 a 24 anos, concluiu o Ensino Fundamental e está cursando ou ter terminado o Ensino Médio). No Brasil, a instituição administra por ano o estágio de cerca de 200 mil estudantes, além da aprendizagem de outros 100 mil.

Marcelo Vaz explica que o CIEE tem focado mais naqueles que estão em situação de vulnerabilidade social, por este ser o grupo que mais encontra dificuldades na inserção no mercado de trabalho. Em Jaraguá do Sul, o Centro trabalha em duas frentes de qualificação profissional: as oficinas socioeducativas e o Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT). As atividades tentam fornecer orientação profissional e estimular as competências para que os adolescentes sejam encaminhados para vagas de oportunidades.

Em 2020, no estado de Santa Catarina, o CIEE possibilitou a contratação de 8.104 jovens no Programa Aprendiz (4.412 mulheres e 3.692 homens). No mesmo ano, no Programa CIEE de Estágios, foram encaminhados 21.087 estagiários para o mercado de trabalho (15.364 mulheres e 5.723 homens).

No estado, em 2020, também foram realizadas 245 oficinas socioeducativas gratuitas da entidade, beneficiando 4.433 adolescentes. No PIT, esse número foi de 268 jovens. “Em Jaraguá, teremos até final do ano mais seis oficinas socioeducativas, com 15 a 20 jovens cada”, explica Vaz. Indagado pelo vereador Anderson Kassner (Progressistas), o superintendente revelou que mais de 2.500 deles estão cadastrados no município esperando uma oportunidade. “Em Santa Catarina são mais de 80 mil”, avisa.

Segundo o superintendente, mais de 2.500 deles estão cadastrados em Jaraguá do Sul esperando uma oportunidade

Para a vereadora Nina, é preciso investir ainda mais na inserção desses jovens no emprego. Ela relata que, em uma das atividades que ela pôde fazer parte, com cerca de 60 adolescentes no CIEE, ao final apenas um saiu empregado. “Se o jovem não está no emprego ou na escola, ele está onde? A maioria são adolescentes vulneráveis, que precisam sair do local onde estão”, afirma.

Link da sessão: https://youtu.be/HMI_kJlcbBM