Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mirins apelam por sede sustentável do Legislativo de Jaraguá do Sul

COMPARTILHE

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram uma sessão nesta quarta-feira (24) e, nela, aprovaram uma moção de apelo que pede aos vereadores adultos a adoção de um planejamento para a construção de uma sede sustentável da Câmara Municipal. A moção é de autoria da vereadora mirim Nátali Cataneo Ortiz (EMEB Machado de Assis). Na matéria, a jovem lembra que há uma comissão do Legislativo jaraguaense responsável por estudar e propor a construção de uma nova sede para a Casa de Leis.

A criação da comissão foi uma resposta à notificação do Ministério Público que cobrou dos vereadores uma iniciativa em relação ao andamento das tratativas para a construção do novo espaço. Esse é um processo que vem se desenrolando desde 2016, quando o MPSC, através de vistorias, apontou falhas estruturais no antigo prédio do Legislativo na Av. Getúlio Vargas, no Centro, e dando início a um Inquérito Civil para investigar o caso. A partir disso, o promotor de Justiça Aristeu Xenofontes Lenzi cobrou do Parlamento Municipal providências para construção de um novo prédio. Hoje a Câmara funciona em um local alugado na faculdade Católica-SC, no bairro Rau.

Nátali Ortiz ressalta que essa nova edificação precisa minimizar os impactos ambientais da sua construção e incentivar a conscientização da sociedade e dos demais órgãos do Poder Público sobre as inúmeras vantagens dessa iniciativa. Como exemplo, ela cita a Câmara de Vereadores de Itajaí (SC), que instituiu uma regulamentação sustentável para a construção da sua sede. O edifício do Legislativo itajaiense contemplou a eficiência energética, o aproveitamento dos recursos naturais, a economia pluvial, a gestão de resíduos, a termoacústica e o uso racional de materiais, de produtos e de tecnologias.

Sede sustentável da Câmara Municipal de Itajaí Foto: Davi Spuldaro/CMI

Para a parlamentar mirim, as questões sustentáveis estão em alta e a Câmara não poderia ficar de fora disso. “Juntando o útil ao agradável, podemos transformar a Câmara em algo o mais sustentável possível”, frisa.

A moção de apelo foi aprovada por unanimidade e enviada ao presidente da Câmara de Jaraguá do Sul, Jair Pedri (PSD).

 

Sessão:

Sessão Câmara Mirim - 24/08/2022

Pular para o conteúdo