Mirins apelam por sede sustentável do Legislativo de Jaraguá do Sul

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram uma sessão nesta quarta-feira (24) e, nela, aprovaram uma moção de apelo que pede aos vereadores adultos a adoção de um planejamento para a construção de uma sede sustentável da Câmara Municipal. A moção é de autoria da vereadora mirim Nátali Cataneo Ortiz (EMEB Machado de Assis). Na matéria, a jovem lembra que há uma comissão do Legislativo jaraguaense responsável por estudar e propor a construção de uma nova sede para a Casa de Leis.

A criação da comissão foi uma resposta à notificação do Ministério Público que cobrou dos vereadores uma iniciativa em relação ao andamento das tratativas para a construção do novo espaço. Esse é um processo que vem se desenrolando desde 2016, quando o MPSC, através de vistorias, apontou falhas estruturais no antigo prédio do Legislativo na Av. Getúlio Vargas, no Centro, e dando início a um Inquérito Civil para investigar o caso. A partir disso, o promotor de Justiça Aristeu Xenofontes Lenzi cobrou do Parlamento Municipal providências para construção de um novo prédio. Hoje a Câmara funciona em um local alugado na faculdade Católica-SC, no bairro Rau.

Nátali Ortiz ressalta que essa nova edificação precisa minimizar os impactos ambientais da sua construção e incentivar a conscientização da sociedade e dos demais órgãos do Poder Público sobre as inúmeras vantagens dessa iniciativa. Como exemplo, ela cita a Câmara de Vereadores de Itajaí (SC), que instituiu uma regulamentação sustentável para a construção da sua sede. O edifício do Legislativo itajaiense contemplou a eficiência energética, o aproveitamento dos recursos naturais, a economia pluvial, a gestão de resíduos, a termoacústica e o uso racional de materiais, de produtos e de tecnologias.

Sede sustentável da Câmara Municipal de Itajaí Foto: Davi Spuldaro/CMI

Para a parlamentar mirim, as questões sustentáveis estão em alta e a Câmara não poderia ficar de fora disso. “Juntando o útil ao agradável, podemos transformar a Câmara em algo o mais sustentável possível”, frisa.

A moção de apelo foi aprovada por unanimidade e enviada ao presidente da Câmara de Jaraguá do Sul, Jair Pedri (PSD).

Sessão:

Sessão Câmara Mirim - 24/08/2022