Na sessão mirim desta quarta-feira (9) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores mirins aprovaram uma indicação de autoria de Camily Eduarda da Silva Oliveira. A proposta solicita que o Executivo Municipal realize estudos para a instalação de bebedouros públicos em áreas de grande circulação de pessoas.
A jovem parlamentar destaca que a iniciativa visa promover o bem-estar da população, oferecendo acesso à água potável em espaços públicos, especialmente em locais de alta movimentação. Segundo Camily, a instalação desses equipamentos é uma medida simples, mas essencial para garantir a hidratação adequada da população, o que contribui para a saúde e o bem-estar de todos. A falta de acesso à água em dias de calor intenso pode representar riscos à saúde, principalmente para crianças, idosos e praticantes de atividades físicas.
Além de ser uma ação de saúde pública, a instalação dos bebedouros também incentiva o uso dos espaços públicos e a prática de atividades ao ar livre. Camily aponta que a medida está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o ODS 6, que busca garantir o acesso à água potável e saneamento para todos.
A proposta agora segue para avaliação do Executivo Municipal, que deverá estudar a viabilidade de sua implementação.