Mirins jaraguaenses inauguram quadros em galeria de ex-presidentes

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram mais uma sessão nesta quarta-feira (28) na Câmara Municipal. A reunião contou com um público formado por alunos da EEB Giardini Lenzi, do bairro Vila Lenzi. Os estudantes acompanharam os trabalhos dos jovens parlamentares e também puderam apresentar a sua escola na tribuna da Casa de Leis através da aluna Amanda Cristine dos Santos.

Além de falar sobre a Giardini Lenzi, Amanda ressaltou que não tinha muito conhecimento de como funcionava o Poder Legislativo e que, com a sessão mirim, pôde ter uma ideia de como são feitos os projetos de lei e as discussões que envolvem os temas importantes à sociedade. “A minha turma achou muito interessante. Acharam interessante também como são feitos os projetos, porque eu aposto que muita gente não sabia como funcionava. E também achei muito interessante chamar os alunos lá na frente para participar”, destacou.

Amanda foi à tribuna para representar a EEB Giardini Lenzi Foto: Tiago Rosário/CMJS

Ao final da sessão, as ex-presidentes mirins Maria Carolini Maes, que presidiu a Casa em 2021, e Gabriela Güths (EMEB Machado de Assis), que esteve no comando no primeiro semestre de 2022, inauguraram seus quadros na galeria de ex-presidentes mirins, que fica no plenário Victor Bauer. As duas também usaram a tribuna da Câmara para relatar suas experiências no cargo e explicar como isso influenciou em suas vidas.

Maria Carolini lembrou que, em seu período como vereadora mirim e presidente, houve a pandemia de coronavírus que interrompeu os trabalhos presenciais, mas que, por outro lado, oportunizou várias experiências diferentes que aconteceram de forma online. Ela afirma que ficou ansiosa para ver o seu quadro na galeria de ex-presidentes.

“Eu sinto um grande orgulho, porque é uma coisa que a gente acaba ficando nervosa para que aconteça e, a gente vê a nossa foto ali, é sentir que tudo o que a gente fez rendeu alguma coisa, é muito bom”, ressaltou.

Gabriela Güths salientou que conduzir os trabalhos e participar de eventos junto a autoridades do município gerou nela uma grande apreensão, mas também um grande aprendizado. Ela lembrou de quando foi convidada para falar durante o evento “A Força Feminina no Legislativo”, promovido pelo Colegiado de Vereadoras da Avevi e afirmou que foi o momento mais significativo enquanto esteve na presidência. Para ela, agora, ver a sua foto na galeria de ex-presidentes mirins é o complemento de uma grande realização.

“É uma conquista, porque eu nunca pensei que estaria presidindo uma sessão na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Eu acho que depois de tanto trabalho para eu tá aqui, de tantas coisas que eu tive que fazer para estar aqui, foi algo muito gratificante ter a minha foto ali”, sublinhou.

Gabriela foi a 17a ex-presidente mirim a colocar seu quadro na parede do plenário do Legislativo jaraguaense. Agora o local conta com 14 meninas e três meninos que gravaram seu nome na história do Programa Vereador Mirim.

Sessão mirim:

Sessão Câmara Mirim - 28/09/2022