Mirins participam de Conferência Regional

Na última quarta-feira (26), a cidade de Corupá sediou a Conferência Regional de Vereadores Mirins de 2024, realizada no Seminário Sagrado Coração de Jesus. O evento, promovido pela Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (AVEVI) em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira da ALESC, além do apoio do Colegiado de Coordenadores das Câmaras Mirins da AVEVI e da Câmara de Vereadores local, reuniu jovens legisladores de diversas cidades da região.
Este ano, o foco da conferência foi a conscientização sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando orientar os jovens sobre como esses objetivos podem impactar suas comunidades e o mundo em geral. Pela manhã, os participantes foram introduzidos aos ODS através da palestra “O que são os ODS da ONU e o que eles têm a ver com você?”, seguida por “A juventude catarinense e os ODS: pensando um futuro mais democrático e sustentável”.
Durante a tarde, oficinas simultâneas focaram nos ODS 04 (Educação de qualidade), 05 (Igualdade de gênero), 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e 16 (Paz, justiça e instituições eficazes), proporcionando aos vereadores mirins a oportunidade de discutir e refletir sobre esses temas cruciais para o desenvolvimento sustentável.
Joel Luis Correa, coordenador do Programa Vereador Mirim de Jaraguá do Sul, destacou a importância do evento: “A Conferência Regional de Vereadores Mirins é uma oportunidade única para os jovens líderes compreenderem como podem contribuir para um futuro melhor, alinhando suas ações com os ODS da ONU.”
Os 22 vereadores mirins de Jaraguá do Sul participaram ativamente do evento, juntamente com representantes das câmaras mirins de Corupá, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Joinville, reforçando o compromisso da juventude catarinense com questões globais de sustentabilidade e desenvolvimento.
O que são os ODS?
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda global adotada pela ONU em 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas até 2030. Eles abrangem áreas como erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, ação contra as mudanças climáticas e paz e justiça, entre outros, visando promover um desenvolvimento sustentável inclusivo e equitativo em escala global.
Conheça os ODS abordados na conferência:
ODS 4: Educação de qualidade – Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS 5: Igualdade de gênero – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis – Tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

ODS 16: Paz, justiça e instituições eficazes – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.