Mirins promovem exposição alusiva ao Mês da Reciclagem

No contexto do Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, o Programa Vereadores Mirins de Jaraguá do Sul está liderando uma série de iniciativas para sensibilizar a população sobre a importância vital da reciclagem.

O mês de maio foi oficialmente reconhecido como o Mês da Conscientização da Importância da Reciclagem na cidade, conforme estabelecido pela Lei Municipal Nº 9.339/2023. Essa medida pioneira teve origem em uma proposta apresentada pela vereadora mirim Bianca Ropelato em 2023, que, por meio de um requerimento, incentivou seus colegas vereadores a apoiar a criação deste período dedicado à conscientização ambiental.

Como parte das atividades planejadas para este mês, os Vereadores Mirins, em parceria com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), estão organizando uma exposição sobre reciclagem. O evento ocorrerá entre os dias 20 e 29 de maio, no Espaço Cultural Prof. Dolcídio Menel, na sede da Câmara Municipal. O objetivo principal da exposição é educar e conscientizar os cidadãos sobre os benefícios da reciclagem e promover práticas sustentáveis.

Além disso, uma visita especial está agendada para a próxima quarta-feira, dia 22, às 14h30min. Os vereadores mirins terão a oportunidade única de conhecer de perto o processo de triagem e destinação dos materiais recicláveis na Cooperativa JVS, uma instituição credenciada pelo Samae. Essa experiência proporcionará uma compreensão mais aprofundada de como funciona o ciclo de reciclagem na prática e como os materiais descartados podem ser reintegrados de forma eficiente à cadeia produtiva.

De acordo com dados divulgados pelo Samae, em 2023, foram coletadas 7.771 toneladas de materiais recicláveis, incluindo uma variedade de plásticos, papelão, papéis e vidros. Além disso, o índice de materiais recolhidos pela Coleta Seletiva Saco Verde atingiu 19,3%, demonstrando um aumento significativo no volume de materiais reciclados na cidade e uma maior adesão da comunidade ao programa de reciclagem.

Exemplos de materiais que podem ser reciclados. Faça sua parte!

– Papel
(Jornais, revistas, papel de escritório, caixas de papelão, papéis de embrulho, embalagens de cartão para líquidos alimentares (tetra-pak),
embalagens de papel, fotocópias, listas telefônicas, folhetos, cadernos, entre outros.);
– Plástico
(Garrafas PET, copos plásticos, embalagens de alimentos, sacolas plásticas, CD’s e Disquetes, recipientes de produtos de limpeza e higiene pessoal, tubos, canos, baldes, bacias, entre outros.);
– Vidro
(Garrafas de bebidas, frascos de alimentos, copos e jarros de vidro, vidros de conservas, frascos de vidro em geral, garrafas, garrafões, entre outros.);
– Metal
(Latas de alumínio (como as de refrigerante), latas de aço (como as de conservas), panelas antigas, tampinhas de alumínio, arames, fios, pregos e parafusos, embalagens de metal, entre outros.);
– Isopor (EPS)
(Embalagens de Proteção (produtos eletrônicos, eletrodomésticos e itens frágeis), algumas variedades de caixas e bandejas de ovos, recipientes de alimentos (bandejas de carne, bandejas de legumes e potes de comida para viagem), entre outros.);

– Óleo de cozinha