Mirins solicitam melhorias na segurança viária perto de escolas

Na sessão mirim desta quarta-feira (19) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os jovens vereadores aprovaram duas indicações. As propostas, direcionadas ao Executivo Municipal, visam a implementação de medidas que aumentarão a segurança e a organização do tráfego nas proximidades de escolas do município.

A primeira, apresentada pela vereadora mirim Heloisa Ronchi de Araújo, propõe que o Executivo Municipal providencie estudos para identificar a melhor localização para a instalação de um semáforo com botoeira na Rua Rinaldo Bogo, nas imediações da Escola Municipal de Educação Básica Waldemar Schmitz, no bairro Ilha da Figueira. Heloisa argumenta que a instalação do semáforo proporcionará mais segurança no tráfego, especialmente em uma área escolar com intenso fluxo de pedestres e grande movimento de automóveis. Ela enfatiza que todos se beneficiarão dessa sinalização, usufruindo de um trânsito mais organizado e fluido.

A segunda indicação, apresentada pelo vereador mirim Pedro Elias dos Anjos, solicita ao Executivo Municipal, através da secretaria competente, que sejam realizados estudos para a implantação de faixas elevadas nas ruas Óscar Riegel e Elpídio Rodrigues, localizadas no entorno da Escola Municipal de Educação Básica Maria Nilda Salai Stähelin, no bairro Tifa Martins.
A justificativa apresentada destaca que a instalação de faixas elevadas nas proximidades de áreas escolares proporciona maior segurança na travessia dos estudantes e demais munícipes. Essa medida não só reduz o risco de atropelamentos, como também, ao diminuir a velocidade dos veículos, previne outros tipos de acidentes, tornando a área mais segura para todos os que circulam pelo local.

As indicações foram enviadas ao Executivo para ciência das propostas.