Moção apela por construção de novo Centro de Convivência para idosos

Na sessão desta terça-feira (16) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção que apela ao Poder Executivo pela implementação e construção de um novo Centro de Convivência para idosos no município. As autoras da matéria apontam que o atual Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, que funciona no Parque Municipal de Eventos no bairro Barra do Rio Molha, não atende mais às necessidades dos grupos de idosos, que precisam de um espaço adequado para o desenvolvimento de suas atividades.

A moção ainda destaca a importância do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003), que assegura aos idosos o direito à vida, com todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental, bem como para o seu desenvolvimento moral, intelectual e social, em condições de liberdade e dignidade.

O Centro de Convivência, atualmente vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, tem como objetivo principal desenvolver atividades que fortaleçam os vínculos e a convivência comunitária. Essas atividades incluem apoio, acolhida, reflexão e integração dos idosos.

Considerando a tendência de envelhecimento da população brasileira nos últimos anos, a moção reforça a necessidade de planejamento e ações do Poder Público para ampliar o atendimento ao público idoso em Jaraguá do Sul. Especificamente, a moção propõe a implantação do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt em um local exclusivo e adequado.

Além disso, a proposta inclui a possibilidade de implementação de um Centro-Dia para idosos, um serviço de proteção social especial de média complexidade. Esse Centro-Dia receberia idosos pelo período mínimo de quatro horas, oferecendo a atenção e os cuidados necessários.

A moção foi enviada ao Executivo para ciência do apelo.