Na sessão desta terça-feira (9) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção de apelo de autoria de Jonathan Reinke (Podemos), Osmair Luiz Gadotti (MDB), Sirley Maria Schappo (Novo) e Jair Pedri (PSD). A moção pede a criação de uma ala de atendimento psiquiátrico na cidade. A matéria é direcionada ao prefeito Jair Franzner e ao secretário municipal de Saúde Alceu Moretti, para que realizem estudo de viabilidade em conjunto com os hospitais São José e Jaraguá.
A moção considera que o número de pessoas que necessitam de tratamento psiquiátrico tem aumentado significativamente em todo o mundo, inclusive no Brasil. Além disso, o município de Jaraguá do Sul não possui uma ala de tratamento psiquiátrico em nenhum dos hospitais, o que dificulta o atendimento e tratamento dessas pessoas.
Os parlamentares também citaram a Constituição Federal de 1988 e a Lei nº 10.216/2001, que estabelecem o direito à saúde e à proteção das pessoas com transtornos mentais, respectivamente. Segundo eles, a criação de uma ala de tratamento psiquiátrico na cidade contribuiria para a melhoria da qualidade de vida da população.
A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência do apelo.