Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Moção apela por Centro de Reabilitação Física e Intelectual

COMPARTILHE

Foto: Centro Reabilita

Das vereadoras Sirley Maria Schappo (Novo) e Nina Santin Camello (PP), a moção n° 55/2022, aprovada nesta quinta-feira (25) na Câmara Municipal, apela ao Governo de Santa Catarina para que implante um Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual no município de Jaraguá do Sul. A intenção da proposta é garantir atendimento multiprofissional e multidisciplinar na reabilitação e na inclusão social das pessoas com deficiência. O espaço contaria com profissionais como fisioterapeuta, ortopedista, urologista, fonoaudiólogo, neurologista, técnico em enfermagem, entre outros.

Na moção, as autoras também apontam que há escassez desses profissionais no SUS e que as famílias que precisam do serviço acabam tendo de contratar atendimento privado. Porém, elas advertem que, de acordo com a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, é dever do Poder Público oferecer de forma eficaz e eficiente o serviço de reabilitação física e intelectual, pois esses tratamentos são essenciais para a busca de autonomia e independência dos deficientes, bem como para prevenir possíveis agravos nas deficiências.

As parlamentares apontam que já existem cinco centros especializados em reabilitação em Santa Catarina. Eles estão nas regiões da Grande Florianópolis, Carbonífera e Extremo Sul, Foz do Itajaí, Serra Catarinense e no Médio Vale do Itajaí. Agora, Nina e Sirley querem um centro que atenda a toda região do Planalto Norte Catarinense, uma das mais populosas do estado.

“E o nosso apelo junto ao Governo do Estado é para que Jaraguá do Sul possa ser esse polo para o Planalto Norte”, destacou Sirley.

As autoras da moção advertem que vários munícipes jaraguaenses e de cidades vizinhas já relataram dificuldades para encontrar profissionais que realizem reabilitações físicas e intelectuais em pessoas com deficiência. Na tribuna da Câmara, Nina lembrou da inauguração do Centro de Avaliação e Diagnóstico Integralis da Apae de Jaraguá do Sul, nesta quarta-feira (24). O espaço vai atuar na realização de diagnósticos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e Atraso Global do Desenvolvimento. Segundo as vereadoras, o Centro de Reabilitação serviria como um complemento ao Integralis.

“Sabemos o quanto é importante para os pais que nos procuram. Irá ajudar muito as famílias que estão nessa situação”, frisou Nina.

A moção foi aprovada por unanimidade e enviada para o Governo Estadual para que tome ciência do apelo.

 

Sessão:

Sessão Ordinária - 25/08/2022

Pular para o conteúdo