Na sessão desta terça-feira (26) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, uma moção foi aprovada, apelando ao Governo do Estado de Santa Catarina pela convocação imediata de todos os aprovados nos concursos para o provimento dos cargos de Praça e Oficial da Polícia Militar de Santa Catarina.
A moção reflete a urgência de medidas para enfrentar o estado crítico do efetivo da PM catarinense. Atualmente, a corporação conta com menos de 10 mil policiais, enquanto registra uma média anual de 376 desligamentos. Segundo a matéria, essa realidade alarmante ocorre em um contexto em que o Brasil figura entre os países com maiores taxas de criminalidade, demonstrando uma tendência de crescimento preocupante.
Conforme os autores da moção, o aumento constante no número de ocorrências aliado à previsão de um efetivo em declínio ressalta a necessidade urgente de preenchimento de novos cargos. Isso não apenas para compensar a diminuição anual do efetivo, mas também para fortalecer a capacidade da polícia em promover a ordem pública e a paz social.
O concurso público para o provimento de Praças da Polícia Militar originalmente previa 500 vagas, divididas em 400 para candidatos do sexo masculino e 100 para o feminino. No entanto, 877 candidatos foram aprovados em todas as etapas do concurso, sendo 684 do sexo masculino e 193 do sexo feminino.
Já o concurso para provimento de oficiais, inicialmente ofertando 50 vagas, conta com 172 aprovados, sendo 137 do sexo masculino e 35 do sexo feminino.
A moção pede que todos esses aprovados sejam convocados para trabalhar na corporação e, assim, suprir a necessidade de aumento no efetivo da PM. O documento foi enviado ao Governo do Estado para ciência do apelo.