Moção apela por criação de centros de educação infantil

Na sessão desta terça-feira (25) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção que apela ao Poder Executivo pela implementação de um Centro de Educação Infantil para as crianças que residem nos bairros Três Rios do Sul, Três Rios do Norte e Santo Antônio. A iniciativa visa suprir a crescente demanda por vagas e garantir o direito constitucional à educação infantil.

A moção destaca a importância da educação como direito fundamental, conforme a Constituição de 1988, que determina ser dever do Estado promover e incentivar a educação em colaboração com a família e a sociedade. Atualmente, segundo a matéria, Jaraguá do Sul enfrenta uma fila de espera de aproximadamente 500 crianças aguardando vagas em creches, sendo cerca de 100 delas provenientes dos três bairros. Este déficit tem causado diversos problemas para as famílias, desde dificuldades de deslocamento até a impossibilidade de os pais trabalharem, além do impacto negativo no desenvolvimento das crianças, que acabam iniciando a vida escolar tardiamente.

A crescente expansão habitacional na região, que já contabiliza mais de 8.000 unidades imobiliárias individuais cadastradas, além de diversos prédios de apartamentos, evidencia a necessidade urgente de ampliar a oferta de vagas em creches. A moção enfatiza que é imprescindível a construção de novas unidades educacionais e a implementação de outras políticas públicas, como a celebração de convênios com a iniciativa privada e associações, para zerar a fila de espera.

A moção foi enviada ao Executivo para ciência do apelo.