Uma moção de apelo do vereador Jeferson Cardozo (PSL) foi aprovada pelo plenário da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul nesta quinta-feira (19). Nela, Cardozo apela para que o Ministério da Educação e as secretarias de Educação Estadual e Municipal incluam na grade curricular o ensino sobre a importância dos feriados e seus significados, com o intuito de promover o conhecimento sobre a história e o passado do país. O parlamentar entende que os feriados – tanto nacionais, quanto estaduais e municipais – não foram criados à toa, e sim por conta de um contexto histórico que deve ser conservado na memória da sociedade.
O vereador relata que o que motivou a proposição desse apelo foram as reclamações de pais em relação à ausência de ensino sobre essas datas comemorativas nas escolas e que seus filhos estariam sendo dispensados das aulas em dias de feriado sem saberem o porquê. Ele alerta também que as dinâmicas culturais relacionadas às datas comemorativas não estão mais acontecendo, como, por exemplo, a celebração do Dia dos Pais e do Dia das Mães. Para o parlamentar, a instrução sobre a história dos feriados fortalece a tradição de uma sociedade e preserva sua história.
Para Cardozo, é preciso resgatar os valores da sociedade e resgatar as tradições que estão sendo abandonadas com o passar do tempo, como o dever cívico, por exemplo, principalmente por conta do cenário que estamos vendo no cenário nacional. “Embora o Estado seja laico, temos em nosso calendário feriados de cunho religiosos e, independentemente do credo de cada brasileiro, as datas precisam ser respeitadas e o motivo de tais feriados, sejam num contexto científico ou até mesmo folclórico, deve ser explanado de modo que o aluno saiba o porquê de não haver aula naquele dia”, explica.
A moção de apelo foi aprovada por unanimidade e enviada à secretária da Educação de Jaraguá do Sul, Ivana Atanásio Dias, ao secretário da Educação Estadual, Luiz Fernando Cardoso, e ao ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Confira a sessão: