Na sessão desta terça-feira (23) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram por unanimidade uma moção com um apelo ao Poder Executivo Municipal para que seja realizado um termo de credenciamento para clínicas e entidades interessadas em desenvolver atendimentos com especialistas e procedimentos relacionados à cardiologia.
O objetivo da iniciativa é acabar com a fila de espera represada, atendendo à demanda municipal e proporcionando uma melhor qualidade de vida aos cidadãos que necessitam de atenção cardíaca urgente. A moção destaca a necessidade de ampliar o serviço de atendimento clínico, especialmente para pessoas com cardiopatias ou em investigação de alguma patologia cardíaca. Isso visa garantir o imediato atendimento e acesso universal à saúde, especialmente para famílias de baixa renda, que enfrentam dificuldades adicionais para obter cuidados médicos especializados.
Além disso, a moção também destaca o alarmante número de pacientes aguardando encaminhamento médico para atendimento na área da cardiologia, assim como para outros testes correlatos. Segundo o autor da moção, a demanda crescente só acentua a urgência dessa medida, pois é cada vez mais evidente a falta de corpo clínico suficiente para realizar tais atendimentos e encaminhamentos.
A moção foi enviada ao Executivo para ciência do apelo.