Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram uma moção de apelo, nesta terça-feira (16), que pede ao prefeito Antídio Lunelli que não indique qualquer vereador para ocupar cargo comissionado na Prefeitura. A moção foi assinada pelos vereadores Ademar Winter, Anderson Kassner, Jair Pedri, Jeferson Cardozo, Jonathan Reinke, Nina Santin Camello, Osmair Gadotti e Onésimo Sell.
Os parlamentares também reafirmaram o compromisso de não aceitar qualquer função em outro órgão que os afaste do Poder Legislativo jaraguaense.
A moção cita o histórico de ex-vereadores que abriram mão do mandato para assumir função de secretário municipal. Lembra também do projeto de emenda à Lei Orgânica, que foi protocolado na Casa de Leis no início de 2021, determinando que vereador que assuma função no Executivo Municipal renuncie ao mandato. Porém, o texto da moção explica que, mesmo com a emenda, os vereadores não estão impedidos de irem para o Executivo – já que apenas determina a renúncia do mandato se isso acontecer. A moção foi aprovada por sete votos favoráveis e dois contrários.
Confira a sessão: