Na manhã desta terça-feira (1°) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, uma moção de aplauso foi aprovada pelos vereadores em reconhecimento aos 55 anos de atividades e serviços prestados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. O vereador Luís Fernando Almeida (MDB) foi o proponente da matéria, que teve como foco enaltecer o comprometimento da entidade com a geração de emprego e renda na região.
Na matéria, ele lembra que a CDL jaraguaense é uma entidade de classe sem fins lucrativos, afiliada à Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL) e à Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Fundada em 3 de agosto de 1968, a entidade ganhou representatividade perante as demais esferas ao atuar como clube de diretores lojistas, promovendo o desenvolvimento do comércio local.
Em 2001, a CDL conquistou sua sede própria, o que marcou o fortalecimento da classe lojista na cidade e ampliou sua atuação na formulação de programas, projetos e estratégias para o crescimento do setor varejista. Para Almeida, a entidade se consolidou como uma importante mediadora entre o setor produtivo, o Executivo e o Legislativo, buscando o bem-estar da comunidade e o fomento ao empreendedorismo.
“Com cerca de dois mil associados, a CDL tem como objetivo tornar Jaraguá do Sul e região um ambiente propício ao desenvolvimento de empresas inovadoras”, salientou.
De acordo com o texto da moção, a CDL foi fundamental nos últimos anos, quando o setor varejista enfrentou os desafios da pandemia. Almeida relata que a entidade inovou em suas campanhas publicitárias e realizou sorteios de grandes prêmios em datas comemorativas, incentivando as compras no comércio local e impulsionando a economia da região, contribuindo também para a manutenção dos empregos.