Moção de aplauso ao Boi de Mamão é entregue à ex-diretora

A moção de aplausos que homenageou o Boi de Mamão da Escola Municipal de Educação Básica Ribeirão Molha foi entregue à ex-diretora Maria Elisabete Pedrotti durante apresentação na Scar, na terça-feira (29). A moção, de autoria do vereador Luís Fernando Almeida (MDB), reconhece e enaltece o trabalho da escola em preservar a tradição cultural do Boi de Mamão há 30 anos no município.

Segundo a matéria, o Boi de Mamão é uma das manifestações mais significativas da cultura popular catarinense e uma das tradições folclóricas mais antigas. Recebendo destaque especial entre o Natal e o Carnaval, essa expressão mistura elementos de teatro, música e dança, apresentando personagens coloridos e caricatos que representam a fauna e a flora da região.

O autor ainda conta que a história do Boi de Mamão remonta a tempos remotos, quando era conhecido como “O Folguedo do Boi Falso” ou “Boi de Pano da Ilha de Santa Catarina”. Somente na década de 1930, recebeu o nome atual, devido ao uso de mamão verde para a confecção da cabeça do boi, uma curiosidade bastante interessante que revela as origens dessa manifestação cultural.

O texto relata que a trajetória do Boi de Mamão em Jaraguá do Sul teve início com a chegada de Manoel Rosa, conhecido como Manequinha, que trouxe essa tradição para o município. Em 1938, ele criou o grupo “Estrela D’Alva”, que é considerada a escola mais antiga do carnaval de Jaraguá do Sul. Manequinha participou do carnaval a partir da década de 1950 e, buscando preservar essa importante tradição, fundou o grupo Folclórico Bumba-meu-boi.