Moção de aplauso aos 100 anos da Comunidade Católica de Santa Luzia

Na sessão realizada nesta terça-feira (12) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram por unanimidade uma moção de aplauso, de autoria do vereador Anderson Kassner (PP), em reconhecimento aos 100 anos de fundação da Comunidade Católica de Santa Luzia e ao excelente trabalho prestado à sociedade jaraguaense.

A moção destaca a importância da religião como elemento identitário e cultural, ressaltando que ela não apenas reflete os valores de um povo, mas também exerce influência sobre esses valores, especialmente no que diz respeito à ética. Destaca ainda a marcante característica de religiosidade entre os habitantes de Jaraguá do Sul e região, influenciada pelos colonizadores e seus descendentes.

O documento lembra que em 13 de dezembro de 1923, o Padre Henrique Meller celebrou a primeira missa oficial na localidade que viria a se tornar Santa Luzia, sendo escolhida como padroeira da comunidade, já que o nome Santa Luzia também foi adotado como o nome do bairro.

A construção da igreja, cujo projeto oficial foi apresentado em 1938, teve início em 1942 e foi inaugurada em 1950. Em 1970, iniciou-se o projeto de reforma e ampliação, culminando na primeira missa dentro da nova Casa de Deus em 16 de maio de 1971. Kassner destaca ainda o papel fundamental exercido pela Comunidade Católica de Santa Luzia no desenvolvimento social e cultural do bairro e do município ao longo dos anos. A entidade conta com diversas pastorais atuando em vários segmentos, buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A moção foi aprovada por unanimidade e entregue aos integrantes da instituição ao final da sessão.