Moção de aplauso homenageia Clube Soroptimista de Jaraguá do Sul

O Clube Soroptimista Internacional de Jaraguá do Sul recebeu, na manhã desta terça-feira (6), uma moção de aplauso das mãos do vereador Ronnie Lux (MDB) para enaltecer o trabalho desenvolvido no município. A matéria também leva as assinaturas de Anderson Kassner (PP), Jair Pedri (PSD), Jeferson Cardozo (PL), Jonathan Reinke (Podemos), Luís Fernando Almeida (MDB), Nina Santin Camello (PP), Osmair Luiz Gadotti (MDB) e Sirley Schappo (Novo).

Na moção, Ronnie Lux ressalta que as Soroptimistas são uma organização civil sem fins lucrativos formada por mulheres que atuam para o avanço dos Direitos Humanos e da situação feminina. Para isso, elas desenvolvem diversos projetos sociais, como o Viva seu Sonho – Educação e Capacitação para Mulheres e o Sonhe e Realize – Apoio Profissional para Mulheres. Com as ações, elas pretendem ajudar mulheres e meninas a conquistar sua realização pessoal e profissional, apoiando-as durante a inserção no mercado de trabalho.

Em Jaraguá do Sul, o Clube surgiu em 2019, mas sua fundação em âmbito mundial aconteceu em 1921, nos EUA. Atualmente, a instituição está presente em 121 países e conta com cerca de 72 mil voluntárias.

A coordenadora do Programa de Combate à Violência e ao Tráfico de Mulheres do Clube Soroptimista jaraguaense, Estela Ramos de Souza, participou da sessão para falar sobre as atividades da entidade e explicar como ela atua no combate à violência. Da tribuna da Casa de Leis, Estela afirmou que um dos pilares do trabalho é a conscientização pública, ou seja, jogar luz nas questões que envolvem a violência contra as mulheres e debater com a sociedade as formas de combatê-la. A coordenadora explicou que o foco deve ser voltado à erradicação do problema e ressaltou que a palavra erradicar tem o sentido etimológico de “arrancar pela raiz”, ou seja, acabar com o problema indo nas questões que envolvem o seu princípio. Estela frisou que a participação dela na sessão da Câmara Municipal vem ao encontro da ideia, já que são os vereadores os responsáveis por elaborarem as leis que regerão a sociedade em âmbito municipal.

“Porque quando a gente está em uma Casa Legislativa, a gente está numa casa de representação da população. Acho que esse é o significado de as Soroptimistas estarem aqui hoje”, salientou.

Estela participou da sessão desta terça para apresentar os trabalhos das soroptimistas Foto: Tiago Rosário/CMJS

Para o vereador Ronnie Lux, o trabalho das Soroptimistas em Jaraguá do Sul é exemplar e de grande relevância, por conta disso precisa ser enaltecido pelos representantes da sociedade local. “Valorizar o trabalho dessas mulheres que buscam cada vez mais o melhor das mulheres da nossa sociedade”, enfatizou.

Sessão:

Sessão Ordinária - 06/09/2022