Moção de aplausos aos 36 Anos do Jornal do Vale do Itapocu

Na sessão desta quinta-feira (18), a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou uma moção que manifesta aplausos aos 36 anos de história do Jornal do Vale do Itapocu (JDV). A homenagem reconhece a trajetória significativa do JDV na divulgação de informações e na promoção do desenvolvimento social e cultural da região do Vale do Itapocu.

A moção destaca que o JDV, fundado em 1988, completa em 2024 seus 36 anos de existência, período durante o qual se tornou um pilar do jornalismo regional. O jornal é celebrado por suas reportagens de alta qualidade, solidez, credibilidade e compromisso com a verdade e a ética jornalística, desempenhando um papel crucial na participação cidadã na vida pública das cidades.

Segundo as autoras da moção, a história do JDV é também a história do seu proprietário atual, Flávio José Brugnago, que iniciou sua carreira jornalística em 1977 nos jornais O Correio do Povo e Gazeta de Jaraguá. Em 1989, ele se juntou ao JDV, cuja sede era em Guaramirim na época. Em 2001, Flávio assumiu a direção do jornal e, juntamente com sua esposa, Odila Pavanello Brugnago, decidiu transferir a sede para Jaraguá do Sul em 2004.

Desde 2001, sob a direção de Flávio e Odila, o JDV alcançou a impressionante marca de 2.357 edições impressas, registrando os principais eventos e a história da região. O jornal também se adaptou à era digital, mantendo um portal de notícias atualizado e presença nas mídias sociais, sempre com a mesma credibilidade que caracteriza a carreira de Flávio José Brugnago, o jornalista mais antigo em atividade contínua na região.

Atualmente, o JDV publica três edições semanais, mantendo uma linha editorial independente e comunitária, sem vínculos com grupos políticos ou econômicos, e priorizando os acontecimentos locais e regionais. O trabalho dedicado de seus jornalistas, editores e colaboradores tem sido essencial para formar uma sociedade mais informada e consciente dos seus direitos e deveres.