Moção mirim pede ensino de italiano e alemão em escolas municipais

Na sessão da Câmara Mirim desta quarta-feira (29), os vereadores mirins aprovaram uma moção de autoria de Augusto Henrique de Mello Krehnke que apela para que a Prefeitura jaraguaense, através da Secretaria Municipal de Educação, realize a implantação de um projeto de ensino das línguas italiana e alemã como atividade complementar na rede municipal de ensino.

A moção destaca a rica diversidade cultural presente no município, refletida nas tradições, costumes e línguas dos povos colonizadores. Segundo Augusto, Jaraguá do Sul foi significativamente influenciada pela imigração italiana e alemã, cuja presença ainda se faz notória em diversos aspectos da vida local. As línguas italiana e alemã são elementos fundamentais dessa herança cultural, essenciais para preservar e transmitir a identidade e os valores dos povos que aqui se estabeleceram.

A proposta enfatiza a importância de resgatar e valorizar os dialetos italiano e alemão, que estão gradativamente desaparecendo, ameaçando a preservação da memória histórica e cultural do município. Também ressalta a necessidade de oferecer oportunidades de aprendizado dessas línguas aos estudantes, enriquecendo sua formação educacional e promovendo a valorização da diversidade cultural local.

Em sua justificativa, Krehnke destacou a necessidade de desenvolver o projeto levando em consideração a cultura local das escolas, com ênfase nas influências italiana e alemã presentes na comunidade. Ele ressaltou a importância de destinar recursos adequados para a capacitação de professores e a aquisição de materiais didáticos específicos para o ensino dessas línguas, além de promover a sensibilização da comunidade escolar e da sociedade em geral sobre a importância da preservação dos dialetos italiano e alemão como patrimônio cultural de Jaraguá do Sul.

A moção foi enviada ao Executivo para ciência do apelo.