Moção pede divulgação do Programa de Tratamento do Tabagismo

Na sessão desta terça-feira (30), a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou uma moção que apela para que o Executivo Municipal promova a divulgação do Programa de Tratamento do Tabagismo oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa visa informar a população sobre os recursos disponíveis para ajudar no combate ao tabagismo, uma doença reconhecida como epidêmica.

A moção destaca que o hábito de fumar é uma condição que gera dependência física, psicológica e comportamental, comparável ao vício em outras substâncias como álcool, cocaína e heroína. Além disso, ressalta os malefícios à saúde causados pelo tabagismo, evidenciando que a fumaça do cigarro e de outros produtos derivados do tabaco contêm aproximadamente sete mil compostos químicos prejudiciais.

Com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a moção ressalta que há cerca de 1,25 bilhão de adultos fumantes em todo o mundo. As estatísticas mais recentes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) indicam que o tabaco é responsável por mais de 8 milhões de mortes a cada ano globalmente, sendo considerado a principal causa evitável de doenças que resultam em óbito em escala planetária. Embora tenha havido uma redução no número de fumantes ao longo dos anos, a meta global voluntária de redução do consumo ainda está distante de ser alcançada.

A moção foi enviada ao Executivo para ciência do apelo.