A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul lamenta, com profundo pesar, o falecimento nesta quarta-feira (20) do professor e ex-vereador jaraguaense Dolcídio Menel, aos 86 anos. O seu legado na Educação e na política do município será sempre lembrado pela nossa sociedade.
O professor Dolcídio era formado em pedagogia, com habilitação em supervisão e administração escolar pela Associação Catarinense de Ensino. Iniciou a sua vida acadêmica na Escola Vitor Meirelles, da estrada Itapocu-Hansa. Também lecionou na Escola Max Schubert, no bairro Três Rios do Norte. Durante a sua carreira, exerceu as funções de vice-diretor na Escola Básica Holando Marcelino Gonçalves, de diretor do Grupo Escolar Municipal Albano Kanzler, de professor e diretor no Colégio Estadual Abdon Batista, de inspetor municipal de ensino, de professor no Colégio Sigma e de coordenador de curso supletivo e ensino médio do Colégio Divina Providência. Sua aposentadoria veio em 2014.
O nome de Dolcídio Menel também está gravado na história da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul. Ele foi vereador entre os anos de 1967 e 1971, atuando sempre na busca por melhorias na Educação da cidade. Em 2015, o professor foi condecorado pelo Legislativo Municipal com a medalha de mérito Brasília Gastaldi Beltramini, que é dada àqueles que contribuíram de forma significativa com a Educação jaraguaense. Ao receber a medalha, o homenageado fez um discurso na tribuna da Casa de Leis e afirmou que se sentia honrado em receber a condecoração ainda em vida. “Agradeço à Câmara de Vereadores por ter lembrado de mim e ter me escolhido para estar aqui nesse momento. Bom saber que a minha contribuição na Educação deixou marcas”, disse naquele momento.
Fica aqui o agradecimento e o reconhecimento ao legado do professor Dolcídio Menel e os sentimentos dos vereadores jaraguaenses à família enlutada.
Jair Pedri
Presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul