Estes foram alguns dos assuntos discutidos pelos vereadores de Jaraguá do Sul na sessão ordinária desta terça-feira (12) na Câmara Municipal.
TERRENOS DA PREFEITURA
Ronaldo Magal (PSD) solicitou informações do Executivo sobre os terrenos municipais que deveriam ser leiloados, através de projeto de lei aprovado ainda em 2017. O vereador alertou que várias empresas que querem adquirir os espaços estão esperando o trâmite completo para poder ampliar seus empreendimentos.
O presidente da Casa de Leis, Marcelindo Gruner (PTB), esclareceu que o Ministério Público não aceitou a forma como foi feito o projeto e outra proposta deve ser apresentada pela Prefeitura.
REUNIÃO DA AVEVI
Arlindo Rincos (PSD) convidou todos os vereadores dos municípios ligados à Avevi para a primeira assembleia ordinária da entidade nesta quarta-feira (13) às 19h30. O encontro ocorre na Câmara de Vereadores de Corupá e tem na pauta de discussões assuntos como a aprovação de contas de 2018, o Plano de Atividades de 2019, apresentação de moções, além da posse do novo Conselho Consultivo da Associação.
EVENTOS DA CULTURA E DO ESPORTE EM 2019
Jaime Negherbon (MDB) parabenizou a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer pela apresentação das atividades da pasta para o ano de 2019. O parlamentar avisa que a Secretaria pode contar com a ajuda dos vereadores para levar essas atividades para a população jaraguaense.
Anderson Kassner (PP) reforçou que os eventos vão envolver milhares de pessoas entre público e profissionais. Ele lembra que a quantidade e a qualidade dos eventos só serão possíveis devido à economia feita pela Secel durante esta gestão.
ILUMINAÇÃO NO INTERIOR
Anderson Kassner também agradeceu ao secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, pelo conserto de luminárias em áreas rurais do município. Os reparos foram feitos nas ruas Ricardo Fritzke, no Rio Cerro I, e Alberto Utpadel, no Rio Cerro II. O vereador alerta que o momento é de colheita da safra de arroz e os colonos jaraguaenses precisam de infraestrutura para poder realizar o trabalho.
FOSSA E FILTRO
Eugênio Juraszek (PP) ressaltou que fará uma reunião com o presidente do Samae, Ademir Izidoro, na manhã desta quarta-feira (13), para definir a forma como serão distribuídas as fossas e filtros que serão instalados em comunidades rurais do município. O vereador espera que os equipamentos deem mais saúde e ajudem a preservar ainda mais o meio ambiente. Juraszek afirmou que vai propor a Izidoro que fossas e filtros também possam ser destinados às pessoas de baixa renda que não têm condições financeiras de comprar os aparelhos. Para ele, isso dará dignidade à população mais carente.
DESPEJO NA COHAB
Ademar Winter (PSDB) alertou os demais parlamentares que uma moradora da Cohab o avisou que perderá sua casa por conta da falta de pagamento de impostos junto ao poder público. Winter alega que a mulher foi enganada por políticos que disseram a ela e a vários moradores do local que os impostos, como IPTU, não precisariam ser pagos. O caso, segundo ele, ocorreu em 2008 e avisou que vai buscar meios judiciais para que a moradora não perca a casa.
SECRETÁRIO EM JARAGUÁ
Marcelindo Gruner (PTB) elogiou a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Lucas Esmeraldino. Para ele, o jovem gestor mostrou desenvoltura e vontade de trabalhar. O vereador mostrou entusiasmo com as ideias de Esmeraldino sobre os micro e pequenos empreendedores e, principalmente, sobre a briga por um novo pacto federativo. Para Gruner, chegou a hora de fazer o dinheiro dos impostos ficar no município para que as prefeituras possam ter mais autonomia e melhores condições na oferta de serviços públicos aos moradores.
A sessão completa está no canal da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=p8kl4PgJvak