Palco da Via Verde vai se chamar Palco Cultural Alceste Berri

Na sessão realizada nesta quinta-feira (7) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram um projeto de lei proposto pela vereadora Nina Santin Camello (PP). A matéria visa homenagear a figura marcante de Alceste Berri, batizando o palco principal do Parque Linear Via Verde, na Ilha da Figueira, como “Palco Cultural Alceste Berri”.

Alceste Berri, nascido em Rodeio/SC em 15 de março de 1925, passou sua infância na cidade. Sua trajetória incluiu um período de estudos no Seminário Seráfico Franciscano de Rio Negro/PR, de meados da década de 1930 até 1945. Aos 23 anos, casou-se com Catarina Tomelin, com quem teve sete filhos. Parte de sua família esteve presente no plenário durante a votação.

O homenageado foi empreendedor e vereador em sua cidade natal entre 1954 e 1958. Em 1961, mudou-se para Guaramirim, onde atuou na rizicultura e terraplanagem até 1972. Em 1973, fixou residência em Jaraguá do Sul, tornando-se sócio-gerente da Jaraguá Veículos.

Alceste era uma figura muito ligada à música, destacando-se como trompetista e regente de um coral por muitos anos. Mais tarde, sua habilidade como compositor deu vida ao hino de Jaraguá do Sul, além do hino da Escola Municipal Cristina Marcatto, no bairro Jaraguá Esquerdo.

Além de suas contribuições para a música, Berri era um entusiasta do xadrez, representando os municípios de Jaraguá do Sul e Guaramirim em diversos campeonatos. O homenageado faleceu em 14 de julho de 2016, deixando um legado significativo na cultura e na história local.

O projeto foi aprovado por unanimidade e enviado ao Executivo para sanção.