Palestra sobre o Novembro Azul é realizada no Legislativo

Na tarde desta segunda-feira (28) um evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, marcando o início das atividades da Escola do Legislativo Vereador Professor Balduino Raulino, um palestra sobre o Novembro Azul e a relevância da prevenção na saúde masculina. Os palestrantes foram os doutores Michel Murillo de Azevedo e Maurus Jurgen Weege Jr., médicos da atenção primária do município.

Durante a atividade, eles abordaram não apenas a história do Novembro Azul, mas também ressaltaram a importância de enxergar o homem como um todo, indo além da atenção específica à próstata. Ambos destacaram suas experiências nos postos de saúde da cidade, enfatizando a abordagem integral como médicos de família.

A história do Novembro Azul teve origem em um movimento na Austrália, em 2003, como uma iniciativa que, de maneira lúdica, buscava conscientizar sobre a saúde masculina. Os médicos elucidaram como o movimento evoluiu ao longo dos anos, tornando-se uma campanha global focada na prevenção do câncer de próstata. Um ponto crucial abordado durante o evento foi a questão do rastreamento do câncer. Michel e Maurus ressaltaram que não há consenso sobre a frequência, ressaltando a importância de uma abordagem individualizada.

Os profissionais alertaram para os riscos do sobrediagnóstico e a realização excessiva de biópsias, enfatizando a necessidade de uma abordagem cautelosa para evitar danos desnecessários aos homens. O debate sobre a prevenção do câncer de próstata foi expandido para abordar outras condições de saúde que afetam os homens, como pressão alta, diabetes, obesidade e questões relacionadas à saúde mental.

A palestra foi transmitida ao vivo e pode ser conferida no canal da TV Câmara Jaraguá do Sul.