A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana da Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul, recebeu uma homenagem nesta quinta-feira (11) na Câmara de Vereadores do município por conta dos 100 anos completados no último dia 1° de julho. A presidente da Paróquia, Guidinae Guilow, e a pastora Marli Seibert receberam das mãos do vereador Jonathan Reinke (Podemos) uma moção de aplauso, aprovada por unanimidade dos parlamentares jaraguaenses.
Reinke, autor da moção, relatou a história da Paróquia e do luteranismo na região da Grande Barra, que conta com outros bairros, como o Rio da Luz, Rio Cerro, Jaraguá 84 e Jaraguá 99. Ele lembra que a localidade foi colonizada por imigrantes europeus que trouxeram a religião para o Brasil. Com isso, após o crescimento da população luterana, houve a fundação, em 1º de julho de 1922, da Paróquia Jaraguá II com sede na entrada do Vale do Rio da Luz, hoje conhecida como Barra do Rio Cerro. Atualmente, a Paróquia é composta pela Comunidade Cristo Salvador, Comunidade da Paz, Comunidade Apóstolo Paulo, Comunidade Apóstolo Pedro e pelo ponto de pregação Salão Barg.
Para Reinke, ao longo desses 100 anos de história, a Paróquia foi fundamental para o crescimento e desenvolvimento da região e da cidade. Como exemplo, ele cita os vários trabalhos realizados pelas comunidades que a compõem, como as atividades específicas com crianças e jovens, com os idosos e os trabalhos voluntários que ajudam as pessoas mais carentes, com distribuição de cestas básicas, bazares, seminários, cultos e encontros bíblicos.
“E que venham muitos anos mais e que a Paróquia possa continuar a contribuir com Jaraguá do Sul e ajudar as pessoas”, destacou.
Sessão: