MATÉRIA DA ORDEM DO DIA
EM 1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 16/2018:
AUTOR: MARCELINDO CARLOS GRUNER
INSTITUI O DIA MUNICIPAL DA BANANA.
EM 1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 21/2018:
AUTOR: EXECUTIVO
ALTERA DISPOSITIVO DO CÓDIGO DE PARCELAMENTO DO SOLO, INSTITUÍDO PELA LEI MUNICIPAL Nº 1.767/1993, DE 09 DE DEZEMBRO DE 1993, ALTERADA PELAS LEIS MUNICIPAIS NºS 1.871/1994, DE 15 DE AGOSTO DE 1994, 2.426/1998, DE 26 DE AGOSTO DE 1998, 2.493/1999, DE 27 DE JANEIRO DE 1999, 5.774/2010, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2010, 6.903/2014, DE 15 DE AGOSTO DE 2014, 7.298/2016, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2016, 7.346/2017, DE 06 DE MARÇO DE 2017, E 7.454/2017, DE 18 DE SETEMBRO DE 2017.
EM 1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 25/2018:
AUTOR: MESA DIRETORA
AUTORIZA A CÂMARA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL A CONTRIBUIR COM A ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS E VEREADORES DO VALE DO ITAPOCU – AVEVI E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
EM 2ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 10/2018:
AUTOR: ARLINDO RINCOS
DENOMINA VIA PÚBLICA. ALCESTE GADOTTI
VOTAÇÃO ÚNICA DO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 20/2018:
AUTOR: EXECUTIVO
AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL SUPLEMENTAR NO ORÇAMENTO VIGENTE, APROVADO PELA LEI MUNICIPAL Nº 7.507/2017, DE30/11/2017, E ALTERAÇÕES POSTERIORES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
VOTAÇÃO ÚNICA DO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 23/2018:
AUTOR: EXECUTIVO
AUTORIZA A ABERTURA E REFORÇO DE CRÉDITO ESPECIAL NO ORÇAMENTO VIGENTE, APROVADO PELA LEI MUNICIPAL Nº 7.507/2017, DE 30/11/2017, E ALTERAÇÕES POSTERIORES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
REQUERIMENTOS
DO VEREADOR ARLINDO RINCOS:
Nº 3/2018 – “REQUER-SE, COM BASE NOS ARTIGOS 222 E 298 DO REGIMENTO INTERNO, A REALIZAÇÃO DE SESSÃO SOLENE, PARA PRESTAR JUSTA HOMENAGEM A RÁDIO JARAGUÁ AM, PELOS 70 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO”.
DO VEREADOR MARCELINDO CARLOS GRUNER:
Nº 2/2018 – REQUER QUE SEJA CONVIDADA PARA FALAR EM PLENARIA ELIANE MULLER, QUE FAZ PARTE DA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DOS BANANICULTORES DE CORUPÁ (ASBANCO), PARA FALAR SOBRE A IDENTIFICAÇÃO GEOGRÁFICA DE CORUPÁ E O PROJETO PARA QUE A BANANA DA REGIÃO DE CORUPÁ SEJA OFICIALMENTE CONHECIDA COMO “DOCE POR NATUREZA”.
MOÇÃO
DOS VEREADORES ANDERSON KASSNER, ARLINDO RINCOS, CELESTINO KLINKOSKI, EUGENIO JOSÉ JURASZEK, ISAIR MOSER, JACKSON JOSÉ DE ÁVILA, JAIME NEGHERBON, MARCELINDO CARLOS GRUNER, PEDRO ANACLETO GARCIA E RONALDO JOSÉ DE SOUZA
Nº 1/2018 – APRESENTAMOS À MESA DIRETORA, APÓS CUMPRIDAS AS FORMALIDADES REGIMENTAIS E OUVIDO O COLENDO PLENÁRIO, MOÇÃO DE APOIO AO PROJETO DE LEI Nº 9470/2018 DE AUTORIA DO DEPUTADO ROGÉRIO PENINHA MENDONÇA, NOS SEGUINTES TERMOS:
CONSIDERANDO – A SCHÜTZENFEST OU FESTA DOS ATIRADORES É UMA FESTA TÍPICA ALEMÃ QUE ACONTECE ANUALMENTE NA REGIÃO NOROESTE DA ALEMANHA, BEM COMO NA BAVIERA. NO BRASIL, É REALIZADA NO MUNICÍPIO DE JARAGUÁ DO SUL PELA ASSOCIAÇÃO DOS CLUBES E SOCIEDADES DE CAÇA E TIRO DO VALE DO ITAPOCU (ACSCTVI) QUE TRADICIONALMENTE ACONTECIA TODOS OS ANOS NO MÊS DE OUTUBRO E EM 2015 O EVENTO DEIXA DE INTEGRAR O CALENDÁRIO DE FESTAS DE OUTUBRO DO ESTADO E PASSA A SER REALIZADA NO MÊS DE NOVEMBRO. TRADIÇÃO, TIROS, GASTRONOMIA, MÚSICA, CHOPE E MUITA DIVERSÃO SÃO OS ATRATIVOS DA SCHÜTZENFEST A 29 ANOS EM JARAGUÁ DO SUL.
CONSIDERANDO – NA SCHÜTZENFEST VOCÊ ATIRA À VONTADE NAS DEZENAS DE ESTANDES MONTADOS NO PARQUE MUNICIPAL DE EVENTOS. A FESTA DURA 11 DIAS E AO FINAL SÃO CONHECIDOS OS REIS E RAINHAS DE CADA MODALIDADE DE TIRO DISPUTADA.
AS SCHÜTZENVEREINE (SOCIEDADES DE ATIRADORES, NA LÍNGUA ALEMÃ) SÃO INSTITUIÇÕES MUITO ANTIGAS, QUE FORAM LEVADAS PARA SANTA CATARINA COM A IMIGRAÇÃO E TIVERAM PAPEL DESTACADO NA VIDA SOCIAL, CULTURAL E RECREATIVA DOS IMIGRANTES. COM O PASSAR DOS ANOS, ENRAIZARAM-SE E SOBREVIVERAM ATÉ OS NOSSOS DIAS, FAZENDO PARTE IMPORTANTE DA HISTÓRIA E DA GENTE CATARINENSE. SUA IMPORTÂNCIA PODE SER COMPARADA ÀS CORPORAÇÕES DE ATIRADORES DA ALEMANHA MEDIEVAL.
A TRADIÇÃO DOS CLUBES DE CAÇA E TIRO É MILENAR E NASCEU NA ALEMANHA, QUE POSSUI O MAIS ANTIGO CLUBE DO PLANETA, COM 700 ANOS DE EXISTÊNCIA E EM PLENA ATIVIDADE. SUAS ORIGENS ESTÃO NA DISTANTE IDADE MÉDIA, QUANDO HÁ 800 ANOS JÁ EXISTIAM EM FLANDRES COMO ORGANIZAÇÕES DE AUTODEFESA. FORMARAM-SE CORPORAÇÕES DE ATIRADORES TAMBÉM EM OUTRAS REGIÕES DOS PAÍSES BAIXOS, DO NORTE DA FRANÇA, DA SAXÔNIA, DA SUÍÇA, DA TURÍNGIA E DO TIROL.
ESTAS CORPORAÇÕES VISAVAM TREINAR SEUS ELEMENTOS NO MANEJO DAS ARMAS, ALÉM DE CULTIVAR O SENTIMENTO PÁTRIO, A CAMARADAGEM E A RECREAÇÃO. AS ARMAS USADAS INICIALMENTE ERAM BESTAS OU BALESTRAS, SENDO, COM O TEMPO, SUBSTITUÍDAS POR ARMAS DE FOGO. EM ALGUMAS REGIÕES DA EUROPA, ESTAS CORPORAÇÕES DESTACARAM-SE PELO SEU CARÁTER MILITAR, COMO NA SAXÔNIA, TURÍNGIA, SUÍÇA E NO TIROL.
NA ALEMANHA MEDIEVAL, AS CORPORAÇÕES DE ATIRADORES TINHAM POR FINALIDADE A DEFESA CONTRA OS ABUSOS DOS SENHORES FEUDAIS E DO PODER REAL, ALÉM DA PROTEÇÃO DE SUAS CIDADES E COMÉRCIO CONTRA SAQUEADORES E INVASORES. EM TEMPO DE PAZ, POR OCASIÃO DA PRIMAVERA, OS PARTICIPANTES DESTAS CORPORAÇÕES ORGANIZAVAM COMPETIÇÕES DE TIRO. AOS PRAZERES DESTE ESPORTE, INTERCALAVA-SE A SOCIABILIDADE E A INCLINAÇÃO PARA ORGANIZAR GRANDES FESTAS, DAS QUAIS TODA A POPULAÇÃO PARTICIPAVA.
À MEDIDA EM QUE O FEUDALISMO DECAÍA, A BURGUESIA FOI ASSUMINDO RESPONSABILIDADES POLÍTICAS, TENDO QUE TOMAR O COMANDO DAS TAREFAS DE DEFESA. COM O SURGIMENTO DOS EXÉRCITOS ORGANIZADOS E PERMANENTES, AS CORPORAÇÕES FORAM PERDENDO SUAS CARACTERÍSTICAS GUERREIRAS E SUA IMPORTÂNCIA FOI DECAINDO.
NO SÉCULO XIX, DESTAS ASSOCIAÇÕES FICARAM APENAS OS FOLGUEDOS DA SCHÜTZENFEST. SUA IMPORTÂNCIA MAIOR CONSISTIA NA ARTE E NA DESTREZA DO TIRO. O ATIRADOR MAIS HÁBIL ERA ACLAMADO “REI DOS ATIRADORES”. EM MUITOS LUGARES DA ALEMANHA, A SCHÜTZENFEST DURAVA UMA SEMANA INTEIRA. COM O PASSAR DO TEMPO, AS FORMAS DAS FESTAS EVOLUÍRAM, MAS PERMANECEU A SUA FINALIDADE. QUALQUER UM PODIA SER REI, REPRESENTANDO A CONSCIÊNCIA DA INDEPENDÊNCIA DOS CIDADÃOS NUM AMBIENTE ALEGRE.
EM 1938, O DECRETO ESTADUAL Nº 35 PROIBIU O USO DE NOMES EM LÍNGUA ESTRANGEIRA, MODIFICANDO AS DENOMINAÇÕES DAS SOCIEDADES, SENDO QUE MUITAS DELAS REFORMULARAM, INCLUSIVE, SEUS ESTATUTOS NESSA ÉPOCA. MAIS TARDE, TAMBÉM FOI PROIBIDO O USO DE NOMES PÁTRIOS, COMO BRASIL, NAÇÃO, ESTADO, MUNICÍPIO. PORÉM, A CAMPANHA DE NACIONALIZAÇÃO, ALIADA À ENTRADA DO BRASIL NA II GUERRA MUNDIAL, FEZ COM QUE MUITAS SOCIEDADES FOSSEM FECHADAS PELA POLÍCIA, COM DOCUMENTAÇÃO, ARMAS E BANDEIRAS RECOLHIDAS, SENDO QUE ALGUMAS NÃO FORAM DEVOLVIDAS.
QUALQUER EVIDÊNCIA ALEMÃ ERA APREENDIDA. ALGUMAS SEDES SOCIAIS FORAM TOMADAS POR MILITARES QUE ALI SE AQUARTELARAM, DESTRUINDO O PATRIMÔNIO SOCIAL. APÓS A GUERRA, AS SOCIEDADES, AOS POUCOS, FORAM SE RECONSTITUINDO. ALGUMAS CONTINUARAM COM A MESMA DENOMINAÇÃO ANTERIOR, OUTRAS A MODIFICARAM E, INCLUSIVE, EM SEUS NOVOS ESTATUTOS, DIZEM QUE ESTÃO SENDO FUNDADAS NAQUELE MOMENTO, EVITANDO POSSÍVEIS REPRESÁLIAS DAS AUTORIDADES COMPETENTES. A DOCUMENTAÇÃO QUE SE PERDEU NESSE PERÍODO É INCALCULÁVEL, TAIS COMO ATAS E ESTATUTOS EM ALEMÃO, REGISTROS FISCAIS E TROFÉUS.
CONSIDERANDO – EM MEADOS DA DÉCADA DE 1980, ALGUMAS SOCIEDADES, NOTADAMENTE DAS REGIÕES DO RIO DA LUZ E RIO CERRO, INICIARAM REUNIÕES PARA A REALIZAÇÃO DE UMA GRANDE FESTA ENTRE AS SOCIEDADES. A INICIATIVA SE AMPLIOU E, EM 18 MARÇO DE 1989, FOI CRIADA A ASSOCIAÇÃO DOS CLUBES E SOCIEDADES DE TIRO DO VALE DO ITAPOCU, COM A FINALIDADE DE REALIZAR ANUALMENTE A SCHÜTZENFEST, A GRANDE FESTA DOS ATIRADORES, RESGATANDO AS VERDADEIRAS TRADIÇÕES GERMÂNICAS, ALÉM DE ORGANIZAR IGUALMENTE O CALENDÁRIO DE PROMOÇÕES DAS PRÓPRIAS SOCIEDADES A ELA FILIADAS.
A SCHUTZENFEST, REALIZADA HÁ 29 ANOS EM JARAGUÁ DO SUL, DEVE DAR A CIDADE CATARINENSE O TITULO DE CAPITAL NACIONAL DOS ATIRADORES.
“A CÂMARA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL, ATENDENDO SOLICITAÇÃO DOS VEREADORES ABAIXO SUBSCRITOS, MANIFESTA SEU APOIO À APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 9470/2018, DE AUTORIA DO DEPUTADO FEDERAL ROGÉRIO PENINHA MENDONÇA, QUE CONFERE AO MUNICIPIO DE JARAGUÁ DO SUL, NO ESTADO DE SANTA CATARINA, O TITULO DE CAPITAL NACIONAL DOS ATIRADORES.
ASSIM, REQUER-SE QUE DEPOIS DE CUMPRIDAS AS FORMALIDADES LEGAIS, SEJA VOTADA A PRESENTE MOÇÃO DE APOIO, E QUE SEJAM OFICIADOS OS EXCELENTÍSSIMOS SENHORES DEPUTADOS FEDERAIS, ATRAVÉS DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE DEPUTADOS.
INDICAÇÕES
DO VEREADOR ANDERSON KASSNER:
Nº 120/2018 – “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, REALIZE OS TRABALHOS DE CONSERTO (RECAPEAMENTO, TAPA BURACOS ETC), DOS PONTOS DANIFICADOS EM TODA A EXTENSÃO DA CICLOVIA QUE LIGA OS BAIRROS VILA LENZI E VILA LALAU”.
Nº 121/2018 – “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, REALIZE OS TRABALHOS DE PAVIMENTAR COM CIMENTO, O ESPAÇO EXISTENTE ENTRE PAREDES/MUROS E A CICLOVIA, EM TODA A EXTENSÃO DA PISTA QUE LIGA OS BAIRROS VILA LENZI E VILA LALAU”.
Nº 122/2018 – “QUE CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, REALIZE OS TRABALHOS DE LIMPEZA, RASPAGEM E RETIRADA DE PEDRAS E ENTULHOS EM TODOS OS PONTOS EM QUE A CICLOVIA QUE LIGA OS BAIRROS VILA LENZI E VILA LALAU, EM VIRTUDE DESSAS OBSTRUÇÕES, TEVE SUA LARGURA COMPROMETIDA, DIMINUINDO ASSIM O TAMANHO DA PISTA”.
DO VEREADOR EUGENIO JOSÉ JURASZEK:
Nº 139/2018 – “QUE O PODER EXECUTIVO, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, REALIZE A CONSTRUÇÃO DE UMA PISTA DE SKATE NA QUADRA LOCALIZADA NO ENCONTRO DAS RUAS 1092 – ALVINO FLOR DA SILVA E RUA 1132 – HERBERT BAUMANN, NO BAIRRO JARAGUÁ 84”.
Nº 154/2018 – “QUE O PODER EXECUTIVO, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, REALIZE, COM URGENCIA, O CONSERTO DA EROSÃO NO ASFALTO NA RUA 798 – PAPA JOÃO PAULO II, NO BAIRRO ILHA DA FIGUEIRA”.
Nº 155/2018 – “QUE O PODER EXECUTIVO, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, REALIZE, COM URGENCIA, O CONSERTO DA EROSÃO NO ASFALTO NA RUA 69 – FERDINANDO PRADI, EM FRENTE A PRÁTICA CONTABILIDADE, NO BAIRRO CENTRO”.
DO VEREADOR ISAIR MOSER:
Nº 150/2018 – “QUE A CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, REALIZE O CONSERTO DA EROSÃO NA RUA 1096 – PEDRO FRANCISCO FREIBERGER, PRÓXIMO AO NÚMERO 155, NO BAIRRO TRÊS RIOS DO SUL”.
Nº 161/2018 – “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA COMPETENTE, PROVIDENCIE O REPARO E A LIMPEZA DO ABRIGO PARA PASSAGEIROS DE ÔNIBUS, LOCALIZADO NA RUA 64 – EXPEDICIONÁRIO JOÃO ZAPELLA, ESQUINA COM A RUA 2 – AVENIDA MARECHAL DEODORO DA FONSECA, CENTRO, NA LATERAL DO COLÉGIO SÃO LUIS”.
Nº 162/2018 – “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA COMPETENTE, PROVIDENCIE A LIMPEZA DA CALÇADA EM FRENTE AO GINÁSIO DE ESPORTES ARTHUR MULLER, RUA 4 – PRESIDENTE EPITÁCIO PESSOA, CENTRO”.
DO VEREADOR JACKSON JOSÉ DE ÁVILA:
Nº 144/2018 – “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA COMPETENTE, VIABILIZE A IMPLANTAÇÃO DE UMA BOCA DE LOBO, NA RUA 326 – JOSÉ NARLOCH, EM FRENTE AO Nº 1.360, NO BAIRRO TIFA MARTINS”.
DO VEREADOR JAIME NEGHERBON:
Nº 156/2018 – “QUE A CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDENCIE A SUBSTITUIÇÃO IMEDIATA DA TUBULAÇÃO DANIFICADA NA RUA Nº 11 – ROBERTO ZIEMANN, NO BAIRRO AMIZADE, PRÓXIMO AO Nº 2920, AO LADO DO PONTO DE ÔNIBUS”.
Nº 158/2018 – “QUE A CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDENCIE A LIMPEZA E O DESASSOREAMENTO DO CÓRREGO NO BAIRRO GARIBALDI, A UNS 3 KM SENTIDO SÃO PEDRO”.
DO VEREADOR MARCELINDO CARLOS GRUNER:
Nº 138/2018 – “QUE A CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDENCIE UMA FAIXA DE PEDESTRES ELEVADA NA RUA 61 – EXPEDICIONÁRIO ANTONIO CARLOS FERREIRA, NA ESQUINA COM A RUA 39 – LOURENÇO KANZLER, NO BAIRRO VILA LENZI”.
Nº 152/2018 – “QUE A CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDENCIE A REFORMA DOS ABRIGOS PARA PASSAGEIROS DE ÔNIBUS NA RUA 831 – PAULO VOLTOLINI, NO BAIRRO RIBEIRÃO CAVALO”.
Nº 153/2018 – “QUE A CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDENCIE O PATROLAMENTO, A MACADAMIZAÇÃO E COMPACTAÇÃO NA RUA 1172 – LEONE ROPELATO, NO BAIRRO BRAÇO DO RIBEIRÃO CAVALO”.
DO VEREADOR RONALDO JOSÉ DE SOUZA:
Nº 127/2018 – “QUE O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DO ÓRGÃO COMPETENTE, PROVIDENCIE A SUBSTITUIÇÃO DE UM ABRIGO PARA PASSAGEIROS DE ÔNIBUS EM FRENTE A ESQUINA DA RUA 5 – PREFEITO JOSÉ BAUER COM A RUA 1269 – ANTONIO TITZ, BAIRRO TRÊS RIOS DO SUL”.
Nº 128/2018 – “QUE A CITADA AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETRIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDENCIE A SUBSTITUIÇÃO DO ABRIGO PARA PASSAGEIROS DE ÔNIBUS EM FRENTE A ESQUINA DA RUA 5 – PREFEITO JOSÉ BAUER COM A RUA 1126 – WERNER GRUTZMACHER, BAIRRO TRÊS RIOS DO SUL”.
Nº 129/2018 – “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA COMPETENTE, EFETUE O SERVIÇO DE LIMPEZA EM TORNO DO MEIO FIO E CALÇADA DA RUA 342 – EUGÊNIO BERTOLDI, NO BAIRRO RAU, EM TODA A SUA EXTENÇÃO”.
Nº 130/2018 – “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA COMPETENTE, EFETUE OS SERVIÇOS DE LIMPEZA DE BOCAS DE LOBO E DE RASPAGEM DE CAPIM EM TORNO DO MEIO FIO NA RUA 60 – JOAQUIM FRANCISCO DE PAULA, APARTIR DO POSTO MARCOLLA, QUE FICA DO LADO DIREITO, SENTIDO GRUPO ESCOTEIROS JACORITABA, NO BAIRRO CHICO DE PAULO”.
Nº 132/2018 – “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA COMPETENTE, PROVIDENCIE O SERVIÇO DE ROÇADA NA RUA Nº 688 – JOSÉ TITZ, BAIRRO TRÊS RIOS DO SUL, EM TODA SUA EXTENÇÃO”.
Nº 133/2018 – “QUE A CITADE AUTORIDADE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, PROVIDENCIE A INSTALAÇÃO DE PLACA DE SINALIZAÇÃO DE ‘PROIBIDO JOGAR LIXO’ NA RUA 368 – ILDO FORMIGARI, AO LADO DA CASA DE Nº 46, PRÓXIMO A ESCADARIA DO CEMITÉRIO DO CZERNIEWICZ, BAIRRO CZERNIEWICZ”.
Nº 151/2018 – “QUE O PODER EXECUTIVO, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL COMPETENTE, REALIZE O REASSENTAMENTO DO PAVER DA RUA 233 – ERNESTO RUDOLFO FRITZ SOHN, BAIRRO CZERNIEWICZ”.
Nº 157/2018 – “QUE O EXECUTIVO MUNICIPAL, ATRAVÉS DA SECRETARIA COMPETENTE, PROVIDENCIE A MANUTENÇÃO (REPARO) DO ABRIGO PARA PASSAGEIROS DE ÔNIBUS LOCALIZADO NA RUA 5 – PREFEITO JOSÉ BAUER, EM FRENTE AO N° 2133, BAIRRO TRÊS RIOS DO SUL”.