Policiais penais são homenageados na Câmara Municipal

Na sessão desta quinta-feira (9) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção de aplauso aos policiais penais Evanildo Eugênio Rossio e Ricardo de Souza Ortiz, pelos relevantes trabalhos desenvolvidos à frente do Presídio Regional do município. A proposta é de autoria de Jeferson Cardozo (PL).

A moção de aplauso reconhece o comprometimento, empenho e profissionalismo exemplares dos policiais penais e dos agentes socioeducativos do setor prisional do Estado de Santa Catarina. Também destaca a expertise desses profissionais que supriram as demandas do Presídio Regional de Jaraguá do Sul, atendendo mais de seiscentos prisioneiros do sexo masculino.

A matéria ressalta a importância da segurança pública como matéria de interesse coletivo e responsabilidade de todos os poderes, visando a garantia da vida, paz e tranquilidade da população. Reconhece o compromisso dos policiais penais em servir e proteger, estando ativos 24 horas por dia, seja em dias de plantão ou de folga, demonstrando amor pela farda e dedicação ao próximo. Além disso, o vereador destaca os convênios de trabalho e parcerias firmados pelo Presídio Regional, através da Secretaria de Administração Prisional (SAP), que contribuem para o processo de ressocialização dos internos, oferecendo a oportunidade de aprender uma profissão e garantir sustento para suas famílias.

“Existem várias forças de segurança dentro da categoria de polícia. Existe aquela que investiga, existe aquela que prende e existe aquela que está todo dia olhando o preso. Passando por ameaça todos os dias, tendo muitas vezes a sua vida em risco, mas estão ali todos os dias trabalhando e garantindo a segurança de uma coletividade”, destacou o autor da moção ao defende-la na tribuna da Casa de Leis.

A moção foi aprovada por unanimidade e entregue a Evanildo e Ricardo ao final da sessão.