Por autistas, vereadoras sugerem troca de sirenes nas escolas

Foto: iStock

As vereadoras Nina Santin Camello (PP) e Sirley Schappo (Novo), na sessão desta terça-feira (11) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, tiveram uma indicação legislativa aprovada pelos demais parlamentares. Na proposição, elas sugerem que a Prefeitura jaraguaense e a Secretaria Municipal de Educação substituam as tradicionais sirenes utilizadas nas escolas do município para indicar o início e o fim das atividades por sinalizadores musicais mais suaves. O objetivo da proposta é o de proteger as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), já que grande parte delas possuem hipersensibilidade sensorial em relação a barulhos e ruídos, como os causados pelas sirenes.

A proposta segue a mesma lógica do projeto de lei aprovado em 2021 no Legislativo jaraguaense que proibiu a poluição sonora com fogos de artifício. O ruído sonoro causado pelas sirenes estridentes das escolas pode causar ansiedade, irritação, angústias e alterar o comportamento da criança autista durante um longo período, prejudicando, desta forma, o seu aprendizado e o seu convívio social com os demais alunos.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise da sugestão.

Sessão:

Sessão ordinária - 11/10/2022