Presidente da CCO da Schützenfest presta contas no Legislativo

A pedido do vereador e líder de governo Luís Fernando Almeida (MDB), o presidente da Comissão Organizadora da Schützenfest, Alcides Pavanello, participou da sessão desta terça-feira (13) na Câmara Municipal para prestar contas da 32a edição da festa, realizada entre os dias 10 e 20 de novembro deste ano. Essa foi a 9a Festa dos Atiradores que Pavanello coordenou. Cerca de 145 mil visitantes passaram pelo Pavilhão de Eventos Ademar Frederico Duwe.

Pavanello relatou que cerca de 1.500 pessoas trabalharam na Schützen 2022 de forma voluntária. Somente na portaria, foram mais de 630 voluntários que se revezaram em turnos, desde às 10h até as quatro da madrugada. Segundo o presidente da CCO, essas pessoas consumiram 706 refeições, distribuídas de forma gratuita, durante os 11 dias de evento. Esse, aliás, foi o motivo da participação de Alcides na sessão do Legislativo.

Na semana passada, um pedido de informação foi aprovado na Casa de Leis, feito pelo vereador Rodrigo Livramento (Novo), solicitando esclarecimentos em relação aos vales sortidos, disponibilizados pelas empresas de gastronomia que trabalharam durante a festa. Os tíquetes foram pedidos no edital que selecionou os empreendimentos que servira a alimentação na festa. O parlamentar quis saber qual foi a destinação deles e a justificativa para serem requeridos das empresas, já que no edital de concorrência não constava a finalidade dos vales.

Pavanello explicou aos vereadores que os itens foram entregues e utilizados pelas pessoas que trabalharam na Schützen, desde ajudantes que cuidaram das crianças no espaço kids, policiais militares, setor de comunicação da festa, comissão que organizou o desfile, majestades, até os auxiliares que cuidaram das bebidas, das bandas e da decoração. Conforme o presidente, que também trabalhou de forma voluntária para organizar a 32a edição, algumas pessoas trabalharam desde a manhã até a madrugada.

“Essa pessoa não se sustenta só com espetinho. Essa pessoa não se sustenta só com cachorro quente. Temos que oferecer duas ou três refeições para ela aguentar o ritmo de trabalho”, explicou.

Alcides ainda contou que sobraram tíquetes de alimentação que não foram e nem serão utilizados. Ele assegura que nenhuma refeição foi dada para quem não estava trabalhando no evento.

Por fim, Pavanello enalteceu a educação do público da Schützenfest que se comportou de forma exemplar e o empenho da equipe organizadora que fez desta edição um sucesso, evidenciado nos comentários feitos nas redes sociais da Prefeitura.

“O presidente não é a pessoa mais importante da CCO. O presidente é apenas aquele que coordena o trabalho dos demais. Porque ele sozinho não faria absolutamente nada”, finalizou.

Livramento também destacou o sucesso da festa e a excelente organização. Ele salienta que a intenção de seu pedido de informação não foi a de prejudicar a imagem da Schützen, mas de apenas esclarecer os fatos e agradeceu a presença de Pavanello na casa de leis.

Luís Fernando Almeida também agradeceu a dedicação de Pavanello e toda a equipe voluntária que fez a Festa dos Atiradores acontecer mais uma vez. Para ele, todos saem vitoriosos com o resultado. O parlamentar advertiu que, se esses 1.500 voluntários tivessem que ser contratados a um valor de dois mil reais cada, o Executivo teria que desembolsar mais de R$ 3 milhões.

“Não me recordo de festa mais grandiosa do que essa. Continue firme, pois cada vez mais nós vamos ter uma Schützen mais pujante como ela é”, frisou.

Sessão:

Sessão Ordinária - 13/12/2022