O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Jaraguá do Sul (Sinsep), Luiz César Schorner, participou da sessão da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (31), para pedir apoio à pauta de reivindicações da categoria, aprovada em assembleia dos servidores no último dia 23 de março. Antes disso, ele agradeceu aos parlamentares pelas moções de apelo que vão ao encontro dos pedidos feitos pelos servidores, como a reposição das perdas salariais e a correção nas horas extras dos funcionários. Outras solicitações feitas pelo Sindicato são o aumento do valor do auxílio-refeição e o retorno de benefícios que foram tirados dos ACTs ainda em 2017.
Schorner relata que o Sinsep se reuniu com representantes da Prefeitura jaraguaense para negociar as reivindicações e disse que ficou surpreso com a proposta de reajuste salarial oferecida pelo Executivo para 2022. Segundo ele, a exigência da categoria é de reposição da inflação dos últimos 14 meses, porém a Administração Municipal fez uma proposta de 13 meses, ou seja, 11,2%, quase um por cento a menos do que o pedido pela categoria.
Já o restante da pauta de demandas foi totalmente rechaçado pela Prefeitura. Conforme o líder sindical, não foi dito nem mesmo se em algum momento o Executivo poderá atender a pauta. Ele informa que, em nova assembleia, os servidores públicos jaraguaenses decidiram não rejeitar a proposta de 11,2% de reajuste salarial, mas reafirmaram que vão continuar reivindicando as perdas do 14° mês, além das demais reinvindicações.
Schorner afirma que quer uma nova rodada de negociações com a Administração Municipal jaraguaense para negociar o que ainda é reclamado pelos trabalhadores e pediu a ajuda dos vereadores em relação ao assunto. “A questão salarial não é tudo, a gente sabe que não é tudo. Mas, neste momento de inflação alta, de carestia, de aumento de custo de vida, a questão salarial passa a ser mais importante ainda do que já era”, salientou.
Confira a sessão: