Presidente dos Bombeiros Voluntários esclarece situação da entidade

Atendendo ao requerimento da vereadora Nina Santin Camello (PP) e Luís Fernando Almeida (MDB), o presidente dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Giocondo Tagliari Calomeno, compareceu à sessão da Câmara de Vereadores para comunicar o encerramento do Centro de Atividades Técnicas (CAT), que até então realizava análise de projetos e vistorias de sistemas contra incêndio no município. A decisão de encerrar essas atividades foi motivada por uma deliberação do Congresso Nacional, que instituiu a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

Segundo Giocondo, o trabalho desempenhado pelos Bombeiros Voluntários no CAT foi interrompido no dia 27, após notificação do Bombeiro Militar informando que estavam prontos para assumir o trabalho. Até então, cerca de 80 a 90% das atividades estavam sob responsabilidade dos Bombeiros Voluntários. A partir dessa notificação, os militares assumiram integralmente as análises de projetos. O presidente explicou que o impacto na sociedade será significativo, considerando que todos os trabalhos eram realizados de forma gratuita.

Ele também destacou a expressiva quantidade de análises e vistorias realizadas pelos voluntários nos últimos anos. Em 2022, foram 585 análises de projetos e 2.745 vistorias. Para o ano de 2023, até a data do encerramento, foram contabilizadas 533 análises de projetos e 2.922 vistorias. Se os valores praticados pelos militares fossem aplicados, em suas palavras, isso representaria um custo considerável para Jaraguá do Sul.

Giocondo ressaltou a preocupação da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) com os custos que poderão ser repassados à população. Ele revelou que metade dos valores arrecadados com os trabalhos voltados ao CAT ficará com os militares, e a outra metade será repassada ao voluntariado.

Ele enfatizou que, apesar do encerramento das atividades do CAT, todos os outros serviços prestados pelos Bombeiros Voluntários continuarão sendo executados normalmente. No mês de novembro, por exemplo, eles atenderam a 166 acidentes, responderam a 152 traumas, apagaram 16 incêndios, executaram 14 serviços diretos, como a captura de animais e a remoção de óleo de pista, e realizaram 242 vistorias, além de 40 capturas de animais e 101 emergências médicas, percorrendo 19.768 quilômetros com seus veículos.