Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Procuradoria da Mulher da Câmara de Jaraguá do Sul tem nova composição

COMPARTILHE

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul conta com uma nova composição para a atual legislatura. A vereadora Professora Natália Lúcia Petry (MDB) foi eleita procuradora, tendo como procurador adjunto o vereador Delegado Mioto (União) e como membro a vereadora Sirley Schappo (Novo). A nomeação foi realizada pelo presidente da Câmara, vereador Almeida (MDB), e a escolha dos cargos foi definida por meio de eleição interna entre os integrantes do órgão.

A nova estrutura foi estabelecida pela resolução que ampliou os trabalhos do órgão. Além dos três vereadores, a Procuradoria também vai contar com um servidor designado para assessoria, com a designação dos integrantes sob responsabilidade do presidente da Câmara. O órgão estará ainda vinculado aos programas institucionais da Câmara, otimizando a organização e a eficiência dos projetos e ações desenvolvidos.

Outra novidade da resolução é a possibilidade de cooperação técnica com a Escola do Legislativo Vereador Professor Balduino Raulino, ampliando o alcance das iniciativas da Procuradoria da Mulher. Com isso, será possível promover cursos, palestras, ações solidárias e campanhas de conscientização com maior suporte técnico e estrutural.

Quem são os novos membros?

Professora Natália Lúcia Petry


Natural de Jaraguá do Sul, Natália tem uma trajetória marcada pela dedicação à educação, assistência social, à cultura e ao esporte. Iniciou sua carreira como professora e treinadora de voleibol em 1978, dirigindo escolas e ocupando cargos na Fundação Municipal de Esportes. No campo político, participou pela primeira vez das eleições em 2004, com a terceira maior votação. Foi eleita Vereadora em 2008, sendo a mais votada naquele pleito, vindo a presidir a Câmara em 2010 e em 2015. Também atuou como secretária municipal de Assistência Social e Cultura, Esporte e Lazer, onde desenvolveu projetos de referência no estado, sendo também a primeira mulher a presidir a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). Sua atuação na Procuradoria da Mulher reforça seu compromisso com a garantia de direitos e o fortalecimento da participação feminina na política.

Delegado Mioto


Leandro Mioto Ramos, conhecido como Delegado Mioto, nasceu em São Paulo e construiu sua carreira na segurança pública. Durante sua atuação, teve de lidar com diversos casos de violência contra a mulher, crianças e idosos, tendo vasta experiência para contribuir com os trabalhos da Procuradoria. Bacharel em Direito e com especializações na área, atua como delegado da Polícia Civil de Santa Catarina há 14 anos. Já ocupou cargos de gestão no Detran-SC e foi delegado titular da delegacia de proteção a criança, adolescente, mulher e idoso (DPCAMI). Em 2024, foi eleito vereador com 3.784 votos, o mais votado entre os candidatos de primeiro mandato. Sua experiência no combate à violência e na gestão pública será um diferencial na atuação da Procuradoria.

Sirley Schappo

Com mais de 30 anos dedicados à educação, Sirley Schappo iniciou sua trajetória como professora e diretora escolar em Jaraguá do Sul. Durante seu primeiro mandato como vereadora, destacou-se na defesa da transparência na gestão pública e no combate à violência contra a mulher. Em 2021, ajudou a implantar a Procuradoria da Mulher no município, promovendo apoio jurídico e emocional para mulheres em situação de vulnerabilidade. Foi procuradora da Mulher entre 2023 e 2024.

Em 2024, Sirley foi reeleita com 2.295 votos, consolidando seu papel como representante da população e da força da mulher na política de Jaraguá do Sul.

Fortalecimento da Procuradoria da Mulher

A Procuradoria da Mulher tem como objetivo principal zelar pelos direitos das mulheres, promover debates e encaminhar denúncias relacionadas a questões de gênero. Com a ampliação das atividades em 2025, a Procuradoria passará a defender não apenas os direitos das mulheres, mas também outros grupos em situação de vulnerabilidade, como crianças e idosos. Além disso, trabalhará em diversas frentes, incluindo o recebimento e o encaminhamento de denúncias de violência contra mulheres, a fiscalização de programas governamentais de igualdade de gênero e a promoção de campanhas educativas. Em 2024, o órgão firmou parceria com a Defensoria Pública de Santa Catarina, ampliando seu alcance e oferecendo suporte mais amplo às vítimas de violência.

Pular para o conteúdo