A Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul chega, neste sábado (19), a dois anos de atividades. Durante esse período, inúmeras atividades foram realizadas, como palestras em escolas, participações em debates da Rede de Proteção à Mulher, campanhas de arrecadação de absorventes para mulheres em vulnerabilidade, apresentações em SIPATs de empresas do município, campanha para construção de uma casa de acolhimento para as mulheres vítimas de violência, entre outras tantas ações.
O próximo evento a ser realizado pela Procuradoria será a audiência pública sobre o combate à violência contra mulher no município. O evento ocorre no dia 31 de agosto no plenário do Legislativo, no bairro Rau, às 19h. Toda a comunidade está convidada a participar. A audiência será uma oportunidade para discutir a violência doméstica, mostrar a realidade de Jaraguá do Sul sobre o assunto e levantar perspectivas para o futuro. O evento terá a transmissão ao vivo pela TV Câmara Jaraguá do Sul.
Um dos marcos desses dois anos da Procuradoria foi a criação e nomeação da Sala da Procuradoria da Mulher Thalia Ferraz, o local onde os atendimentos das mulheres são realizados. Thalia foi vítima de um feminicídio que chocou a cidade no dia 24 de dezembro de 2020. Ela foi morta a tiros, aos 23 anos de idade, pelo ex-companheiro, em frente a sua família, durante uma confraternização de Natal.
Procuradoria em números
No período entre agosto de 2021 e julho de 2023, a Procuradoria da Mulher registrou um total de 123 atendimentos. O mais preocupante é que a violência doméstica liderou as ocorrências, com 41 casos denunciados. Além disso, questões ligadas à saúde demandaram 22 atendimentos, enquanto a esfera educacional teve 25 registros. A inclusão de pessoas com deficiência também foi abordada, com 4 casos documentados. Outros temas diversos totalizaram 31 ocorrências, demonstrando a abrangência das demandas enfrentadas pela Procuradoria. Esses números ressaltam a importância de esforços contínuos para promover segurança das mulheres no seio familiar e garantir a segurança e bem-estar delas em todas as esferas da sociedade.