O programa Pré-Sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (6) recebeu Bruna Caroline Dalazem, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) de Jaraguá do Sul, e Mariclér Albino, conselheira do órgão, para discutir a campanha Agosto Lilás e as ações voltadas para os direitos das mulheres na cidade. O Comdim, criado em 2004, é um órgão colegiado de composição paritária entre o Governo Municipal e a sociedade civil. Ele atua de forma consultiva, normatizadora e controladora das ações que promovem políticas públicas sobre os direitos da mulher.
Sensibilização e Educação: Missão do Comdim
Durante o encontro, Bruna destacou uma das missões do Comdim em educar a população sobre os direitos das mulheres, além de combater os crimes contra elas. Para ela, o órgão tem a tarefa de sensibilizar as pessoas em relação ao tema, além de combater os crimes contra a mulher. Bruna ressalta que há muitas questões sobre o combate à violência doméstica, mas destaca que não se pode esquecer as questões trabalhistas, que também são importantes, pois muitas mulheres sofrem com injustiças no local de trabalho. “Todas as questões que envolvem a violação de qualquer direito das mulheres são tratadas pelo Comdim”, afirmou Bruna.
Eventos de Conscientização no Agosto Lilás
Marie Claire Albino enfatizou as atividades planejadas para a campanha do Agosto Lilás. Durante a campanha, o Comdim fará vários eventos em parceria com outras instituições e, mais especificamente, com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Assistência Social e Habitação. Ela avisou que será realizada uma palestra para todos os alunos do oitavo ano da rede pública de ensino no dia 29, no Grande Teatro da Scar. “A palestra vai abordar a conscientização sobre os direitos da mulher, a Lei Maria da Penha e a Lei Carolina Dieckmann – que trata de crimes cibernéticos, bullying, cyberbullying”, explicou Mariclér.
Desafios e Avanços
Bruna também destacou os desafios ainda enfrentados no combate à violência contra a mulher, apesar dos avanços nas denúncias. Segundo ela, as denúncias de crimes contra a mulher saíram de 2% em 2006, ano de criação da Lei Maria da Penha, para 86% em 2023. Mesmo assim, a falta de denúncia ainda é um dos maiores desafios. “O silêncio é o maior aliado do seu agressor. Você merece respeito, dignidade e amor, nunca duvide disso”, disse Bruna.
Marie complementou enfatizando a importância do respeito aos direitos alheios. “O seu direito acaba quando começa o do outro, indiferente do que você entende por direito. Quando você excede a sua voz, quando você não está bem, é melhor se retirar e deixar que as coisas se acalmem”, finalizou Mariclér.
A campanha do Agosto Lilás segue promovendo eventos e ações que visam fortalecer a luta pelos direitos das mulheres e a conscientização da sociedade sobre a importância de combater todas as formas de violência e discriminação.