Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto que define limites de bairros me Jaraguá é aprovado

COMPARTILHE

projeto de lei que estabelece os limites dos bairros Vila Lenzi, Nova Brasília, Jaraguá Esquerdo, Ribeirão Cavalo, Braço do Ribeirão Cavalo e Tifa Monos foi aprovado em segunda votação, nesta terça-feira (18), na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Na sessão quinta-feira, dia 13 de maio, o PL havia passado pela primeira votação. Agora será encaminhado para a sanção do prefeito Antídio Lunelli.

Veja os detalhes do projeto:

Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, a proposta vai corrigir falhas no limite desses bairros que foram produzidas ao longo do tempo conforme o município ia crescendo e se urbanizando.

Os limites dos bairros, atualmente, são estabelecidos pela lei 1.164 de março de 1988, quando algumas ruas de Jaraguá do Sul ainda não haviam sido oficializadas ou sequer existiam. O projeto de lei em discussão no Legislativo vem para acrescentar essas ruas e estabelecer outras coordenadas topográficas para definir com maior assertividade as delimitações dos bairros.

Exemplo: nos limites do bairro Vila Lenzi serão incluídas as ruas Emílio Jorge Welt, Leopoldo Gorges, Adão Noroschny, Leocádio Osmar Rodrigues, Expedicionário Ângelo Vicenzi e Emílio Floriani, além de novas coordenadas topográficas. Nada disso estava previsto na lei de 1988.

“Antigamente, nos mapas onde a cidade ainda não estava urbanizada e sem arruamento, eram utilizadas linhas imaginárias – conhecidas por linhas secas – para traçar o limite de bairros. Como a cidade expandiu, hoje se faz necessário corrigir e substituir essas linhas secas por ruas e coordenadas topográficas (UTM) para melhorar o endereçamento dos imóveis”, explicou Bertoldi.

Na mensagem do projeto, o Executivo explica que a indefinição ocasionada pelas linhas secas que dividiam os bairros já geraram situações em que muitos imóveis podem estar situados em mais de um bairro, causando problemas de endereço. “O novo limite a ser aprovado irá facilitar a localização dos imóveis no Cadastro Técnico Municipal, Correios, etc”, destaca Bertoldi.

No bairro Nova Brasília serão acrescentadas aos seus limites a Rua Antônio Carlos Ferreira, Rua Eleonora Satler Pradi, Rua Bahia, Rua Expediciorário Vicenzi, Rua Gustavo Hagedorn e Rua Emílio Floriani. E no Jaraguá Esquerdo as ruas Walter Marquardt, João Januário Ayroso, Bahia, Gustavo Hagedorn, Expediciorário Vicenzi, Leocádio Osmar Rodrigues, Erich Aben e João Carlos Stein passam a fazer parte dos seus limites. Os bairros Ribeirão Cavalo, Braço do Ribeirão Cavalo e Tifa Monos também ganham novos contornos.

Pular para o conteúdo