Imagem: Google Maps
Os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, nesta quinta-feira (9) na Câmara Municipal, um projeto de lei que libera recursos para a realização de estudos sobre os gargalos no trânsito da cidade. Serão R$ 568.550,00 que sairão do orçamento da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e que vão viabilizar a contratação da empresa de consultoria em engenharia de tráfego, serviços técnicos especializados, projetos conceituais e básicos para encontrar melhorias nas condições de fluidez e de segurança viária.
Serão quatro regiões analisadas onde os motoristas enfrentam constantes engarrafamentos. A ideia é que nesses locais sejam implantados binários, ou seja, vias paralelas no mesmo sentido que ajudem a dar maior vasão ao fluxo de veículos. Os locais são os seguintes:
Rua 25 de Julho, no bairro Vila Nova, no trecho que vai da Ponte do Beira Rio até o final da Rua Cel. Procópio Gomes de Oliveira;
Bairro Vila Lenzi, paralela à Rua Maria Umbelina da Silva;
Bairro Amizade e bairro Czerniewicz, na Rua 13 de Maio, paralela às ruas Roberto Ziemann e Jorge Czerniewicz;
E na Barra do Rio Molha, na Rua Walter Marquardt, em frente à Prefeitura.
Esses, conforme o Executivo, são alguns dos pontos mais problemáticos da cidade e que precisam de um estudo aprofundado para que sejam solucionados.
Dois desses locais são reivindicações do vereador Onésimo Sell (MDB) que, em 2021, solicitou ao Executivo a implantação de binários. Um deles no Vila Nova e outro na Rua 13 de Maio, que inclusive aproveitaria a construção da nova ponte que vai ligar os bairros Amizade e Chico de Paulo. O parlamentar acredita que essas iniciativas já vão aliviar muito o trânsito jaraguaense.
O projeto de lei liberando os recursos foi aprovado pela unanimidade dos vereadores e enviado ao Executivo para sanção do prefeito Jair Franzner.
Sessão: