Foto: Prefeitura de Criciúma
A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou, nesta quinta-feira (23), a criação do Programa Municipal Rua da Saúde, que tem o objetivo de criar espaços públicos destinados à prática esportiva, para o lazer e para a integração e a inclusão social. O projeto de lei é de autoria do vereador Jonathan Reinke (Podemos) e consiste em fechar temporariamente, aos finais de semana, vias públicas de bairros jaraguaenses para que a população possa desfrutar dos espaços.
“Nos horários para prática das atividades previstas neste projeto, o órgão competente do Poder Executivo fará o fechamento das vias públicas com cavaletes nos quais deverão constar a expressão ‘Programa Municipal Rua da Saúde’ e manterá pessoal técnico especializado para ordenamento do tráfego de veículos nos logradouros”, diz o texto da lei.
Segundo a matéria, a Prefeitura ainda poderá estabelecer parcerias com a iniciativa privada e instituições educacionais para a realização dos eventos. Reinke dá o exemplo de academias locais que poderiam participar das atividades e, além de auxiliar as pessoas, poderem fazer o seu marketing. O parlamentar aponta que essa é uma forma descentralizada de levar esporte, cultura e lazer para as comunidades mais afastadas do centro da cidade. Ele lembra que programas semelhantes já foram implementados em municípios como Criciúma-SC, Foz do Iguaçu-PR e Rio de Janeiro-RJ.
“Hoje a gente tem a Via Verde (no bairro Ilha da Figueira) que faz essas atividades esportivas, mas, por exemplo, o pessoal do Garibaldi, do Rio da Luz, do Rio Cerro, de Nereu Ramos fica muito distante da Via Verde. Então o projeto vem justamente trazer a proximidade para que os bairros mais distantes tenham a oportunidade de fazer o lazer e uma recreação com toda a população local”, explica.
O projeto foi aprovado por unanimidade e enviado ao Executivo para sanção e publicação da lei.
Sessão: