Secretaria de Saúde apresenta balanço do 2º quadrimestre de 2024

Nesta terça-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul realizou uma apresentação na Câmara Municipal com o balanço das atividades desenvolvidas durante o segundo quadrimestre de 2024. A audiência contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Rogério Luís da Silva, e dos diretores Talita Piccoli Sevegnani (Vigilância em Saúde), Mikael Felipe Spiess (Administração), Milena de Lima Machado (Assistência Primária) e Fabiana Conrado (Gestão Técnica). A reunião foi presidida pela vereadora Sirley Schappo (Novo), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Saúde e Assistência Social.

Os dados apresentados pela Secretaria evidenciam o desempenho dos serviços de saúde no município. Destacam-se os seguintes números:

• Atendimento de urgência em atenção básica: 5.752 atendimentos, com uma redução de 14,72% em comparação ao mesmo período de 2023.
  • Consultas médicas em atenção primária: 78.674, aumento de 14,03%.
  • Consultas com outros profissionais de saúde na atenção primária: 46.294, redução de 2,11%.
  • Consultas de pré-natal: 3.565, redução de 9,65%.
  • Atendimentos do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD): 2.230, aumento de 2,15%.
  • Atendimentos de farmácia básica: 88.656.
  • Consultas médicas em atenção especializada: 16.807, redução de 15,19%.
  • Atendimentos no Centro de Atenção à Mulher (CAM): 8.692, redução de 6,39%.
  • Atendimentos de fisioterapia: 45.793, aumento de 21,81%.
  • Vacinas aplicadas: 64.606, redução de 17,88%.
  • Exames realizados pelo laboratório municipal: 31.377, redução de 7,5%.

A Secretaria Municipal de Saúde também anunciou que as vacinas contra a gripe estão liberadas para a população acima dos seis meses de idade em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacinação e na Central de Imunização. Além disso, a campanha de vacinação contra a dengue segue disponível para jovens de 10 a 14 anos, e a imunização contra a poliomielite, com o público-alvo de 11.504 crianças menores de cinco anos, foi reforçada com o “Dia D” em 8 de junho.

Outro ponto de atenção levantado durante a audiência foi o número de faltas em consultas agendadas. Em 2023, o registro apontou 10.267 faltas em consultas médicas, 5.637 em consultas com enfermeiros, 933 em pediátricas e 1.556 em odontológicas. A Secretaria ressaltou a importância de a população comparecer às consultas para garantir o bom andamento dos serviços e a eficiência dos recursos.

A audiência pode ser conferida no canal da TV Câmara Jaraguá do Sul.