Na tarde desta terça-feira (30), a Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul realizou uma audiência na Câmara Municipal para prestar contas das despesas e apresentar os dados relativos ao primeiro quadrimestre de 2023. A reunião contou com a presença do secretário da pasta, Alceu Moretti, e de outros membros da equipe, como a diretora administrativa Vanessa Schwirkowsky, a diretora de gestão técnica Fabiana Conrado, o diretor de Vigilância em Saúde Dalton Fischer e a diretora de Saúde Amanda Lemos Mello. A vereadora Sirley Schappo (Novo), presidente da Comissão de Saúde do Legislativo jaraguaense, presidiu também a audiência.
Durante o evento, foram apresentados diversos dados sobre os serviços prestados pela Secretaria de Saúde. Um dos destaques foi a redução nos atendimentos de urgência em atenção básica em relação aos anos anteriores. Em 2021, foram registrados 9.961 atendimentos, número que caiu para 7.801 em 2022 e para 7.195 em 2023. Segundo Alceu Moretti, essa redução pode indicar uma melhoria na saúde preventiva em decorrência do fim do estado pandêmico causado pela Covid-19.
Por outro lado, houve um aumento significativo nas consultas médicas em atenção primária. Em 2021, foram realizadas 34.498 consultas, número que subiu para 46.951 em 2022 e para 49.852 em 2023. Além disso, as consultas de profissionais de nível superior na atenção primária também tiveram um crescimento expressivo. Em 2021, foram contabilizadas 15.526 consultas, enquanto em 2022 esse número foi para 28.415 e em 2023 chegou a 36.182 consultas. Esse aumento indica uma ampliação no acesso a especialistas, possibilitando um atendimento mais completo e abrangente aos pacientes.
Outro dado apresentado foi o aumento no número de consultas de pré-natal. Em 2021, foram registradas 3.568 consultas, que diminuíram para 3.059 em 2022, mas voltaram a subir para 3.711 em 2023.
A equipe também destacou outras ações realizadas pela pasta, como o Programa de Controle de Zoonoses, que promoveu a vacinação antirrábica de cães e gatos em que foi identificado um caso de morcego infectado com o vírus da raiva. Cerca de 165 animais foram vacinados nessa atividade.
Além disso, foram realizadas campanhas de prevenção contra a dengue e a conscientização sobre saúde mental. Eventos e ações também foram promovidos em parceria com outras instituições, com destaque para o Janeiro Branco, movimento que busca conscientizar a sociedade sobre as necessidades de saúde mental.
Outras iniciativas importantes foram a inauguração do Pronto-Socorro 60+, que recebeu investimento de cerca de R$ 57 mil para adequação do espaço e contará com atendimento médico 24 horas para a população idosa, e a entrega do novo centro cirúrgico do Hospital São José, que contou com o apoio financeiro da Prefeitura jaraguaense no valor de R$ 10 milhões.
Por fim, a Secretaria de Saúde anunciou a nova localização da Farmácia Básica do Centro, que oferecerá mais espaço, guichês de atendimento e comodidade para os usuários. Ela vai ficar na Rua Marechal Floriano Peixoto, a 550 metros do Terminal Urbano, onde fica hoje. A Unidade Básica de Saúde Alwin Müller, no bairro Vieiras, também está em construção e já está 62,95% concluída.
Em entrevista à TV Câmara Jaraguá do Sul, o secretário Alceu salientou que atualmente as maiores dificuldades da Secretaria estão relacionadas aos leitos hospitalares e atendimentos em psiquiatria, mas ressalta que o Executivo está emprenhado em resolver essas questões.
“Estamos trabalhando muito. As demandas da Saúde são sempre muito fortes, mas estamos trabalhando e agradecer a Câmara que tem sempre nos auxiliado”, destacou.