Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Secretaria de Saúde presta contas e responde a perguntas

COMPARTILHE

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul prestou contas das suas atividades no primeiro quadrimestre de 2022 na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (31). O secretário da pasta, Alceu Moretti, esteve acompanhado da diretora administrativa, Vanessa Schwirkowsky, da diretora da Atenção Básica, Silvia Curty, da diretora de gestão técnica, Fabiana Conrado, do supervisor da Vigilância Epidemiológica, Geovani Lombardi e da assistente da Vigilância Sanitária, Camila Fernandes. A audiência foi presidida pelo vereador e presidente da Comissão de Saúde do Legislativo jaraguaense, Jonathan Reinke (Podemos).

Segundo os dados apresentados, houve 46.908 consultas médicas na Atenção Primária entre os meses de janeiro a abril deste ano. Já na Atenção Especializada, foram 15.214 atendimentos. E na Farmácia Básica, mais de 90 mil pessoas retiraram medicamentos das unidades no município. Além disso, a Secretaria ainda promoveu outras ações como ampliação do horário de atendimento das unidades de saúde, atividades de combate à Dengue, vacinações contra o Sarampo, Gripe e Covid-19.  

Secretário Moretti fez a apresentação dos dados na audiência presidida por Jonathan Reinke Foto: Tiago Rosário/CMJS

Os gestores foram questionados pelos parlamentares jaraguaenses sobre as condições da Saúde em vários aspectos. O tópico mais debatido foi o atendimento pediátrico na cidade, pois, no mesmo dia da audiência, em sessão do Legislativo, o diretor do Hospital Jaraguá, Sergio Luís Alves, e o presidente do Conselho Administrativo da instituição, Charles Alfredo Bretzke, estiveram na Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos sobre a situação e o trabalho realizado no Pronto Atendimento Infantil da unidade. A convocação deles foi motivada pelas inúmeras reclamações recebidas pelos vereadores jaraguaenses no último dia 15 de maio, quando moradores do município relataram demora no atendimento do Hospital na ala pediátrica. Algumas crianças chegaram a esperar por mais de 10 horas para serem atendidas. Os dois convidados explicaram que o problema ocorreu por falta de profissional no dia e afirmaram que estão em busca de aumentar o contingente de médicos no Hospital para evitar que novos episódios como o do dia 15 se repitam.  

Os representantes da Secretaria de Saúde foram indagados sobre as iniciativas que estão sendo realizadas para dar conta dos atendimentos pediátricos em Jaraguá do Sul e desafogar as filas nas unidades hospitalares. Alceu Moretti ressaltou que o Município conta hoje com nove médicos pediatras, mas reconheceu que o número é pouco diante da grande demanda. Ele informa que a Prefeitura jaraguaense está em busca de contratar mais médicos, mas encontra dificuldades pela escassez de profissionais no mercado. Ele assegurou que a pasta abriu um processo seletivo para contratação de mais quatro pediatras, que devem iniciar os atendimentos nos próximos meses.  

Além disso, o secretário lembrou que o último concurso público realizado pela Administração Municipal recebeu aval da Justiça para ser homologado parcialmente. Com isso, o Executivo vai poder chamar mais médicos para suprir a carência na pediatria. Para complementar as ações, Alceu também reforçou que a Prefeitura vai investir na compra de 800 consultas pediátricas por mês para desafogar e dar mais celeridade aos atendimentos na especialidade. Ele acredita que todas essas iniciativas, em conjunto com a ampliação dos horários nos postos de saúde vão ajudar a melhorar a situação da Saúde jaraguaense.

Os gestores responderam a questionamentos dos vereadores jaraguaenses em audiência Foto: Tiago Rosário/CMJS

A diretora da Atenção Básica, Silvia Curty, ainda lembrou que é preciso realizar uma campanha de conscientização da população sobre os atendimentos nas unidades de saúde e nos hospitais, já que ela adverte que cerca de 80% dos casos não são tão graves e podem ser resolvidos em casa pelos próprios munícipes. Essa ideia também foi proposta pelos gestores do Hospital Jaraguá durante a participação deles na sessão ordinária dos vereadores. A sugestão é que se realize uma campanha através das mídias e da imprensa para que a população seja orientada a saber o que fazer nesses casos e saber quando é realmente necessário procurar as emergências dos hospitais.  

Todavia, o Secretário Moretti frisou que este pode ser um momento atípico de alta demanda por pediatras. O motivo disso seria a volta às aulas e às atividades normais da comunidade depois de dois anos de pandemia de Covid-19. Ele lembra que, durante esses dois anos, as crianças ficaram em casa o tempo todo e que agora, com a volta do contato com outras pessoas, esses jovens estão se contaminando com diferentes tipos de doenças mais facilmente por conta da baixa imunidade agravada pelo isolamento social.  

A próxima audiência de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde vai ocorrer em setembro deste ano, quando a pasta deve apresentar os dados relativos ao 2° quadrimestre de 2022.

 

Audiência:

Audiência Pública - 31/05/2022

Pular para o conteúdo