Nesta terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul apresentou na Câmara Municipal um balanço das atividades realizadas durante o primeiro quadrimestre de 2024. Estiveram presentes o secretário municipal da Saúde, Alceu Gilmar Moretti, a diretora de Vigilância em Saúde, Talita Piccoli Sevegnani, o diretor Administrativo, Mikael Felipe Spiess, a diretora de Assistência Primária à Saúde, Amanda de Lemos Mello, e a diretora de Gestão Técnica, Fabiana Conrado.
Os dados apresentados mostraram mudanças em diversos serviços de saúde em relação ao primeiro semestre de 2023. Houve uma redução de 21,20% nos atendimentos de urgência em atenção básica, totalizando 5.670 atendimentos. Em contrapartida, as consultas médicas em atenção primária aumentaram 58,27%, atingindo 78.913 atendimentos. O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) realizou 1.579 consultas, uma redução de 10,58%. Os atendimentos de farmácia básica cresceram 66,23%, totalizando 134 mil atendimentos. As consultas médicas em atenção especializada aumentaram 3,82%, com 19.178 atendimentos.
Ações e Orientações da Secretaria de Saúde
Algumas ações da pasta foram apresentadas aos parlamentares municipais. Entre elas está o reforço que a Secretaria de Saúde fez na orientação para que a população busque atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros para procedimentos gerais, vacinação, exames laboratoriais, testes rápidos, curativos, nebulização, retirada de pontos, aferição de pressão arterial e glicemia, entre outros. As UBS também são responsáveis por encaminhamentos para especialistas, confirmação de consultas e exames especializados, troca e renovação de receitas, acompanhamento pré-natal, preventivos e atendimento de sintomas leves como gripe, dores diversas, febre, vômito e diarreia, além de acompanhamento de condições crônicas como hipertensão e diabetes.
A Secretaria reforçou que o Pronto-Socorro deve ser procurado somente em casos de urgência e emergência, como acidentes graves, suspeitas de infarto e acidentes vasculares cerebrais.
Farmácia Básica Central: melhorias no atendimento
Segundo os gestores, a Farmácia Básica Central passou por ampliação, proporcionando maior agilidade e conforto no atendimento ao público. O espaço agora conta com 75 cadeiras e 12 guichês de dispensação de medicamentos. A equipe foi reforçada com 12 atendentes, dois farmacêuticos, agentes administrativos e de limpeza. Além disso, foi inaugurada uma nova Farmácia Básica no bairro Nereu Ramos, visando melhorar ainda mais o atendimento à população.
Ações de Combate à Dengue
Em 2024 a dengue foi um desafio para a pasta. Segundo o secretário Alceu, o combate à doença recebeu uma atenção maior com a vacinação de crianças de 10 e 11 anos, conforme a Nota Técnica nº14/2024 do Ministério da Saúde. Jaraguá do Sul recebeu inicialmente 4.653 doses da vacina, com a campanha posteriormente ampliada para jovens de 10 a 14 anos.
Além disso, a aplicação de inseticida peridomiciliar, conhecida como fumacê, foi intensificada para eliminar mosquitos adultos Aedes aegypti, transmissores de dengue, zika e chikungunya. A utilização de drones em vistorias e a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre dengue também foram destacadas. Os ACS foram treinados para disseminar informações sobre a prevenção da dengue durante visitas domiciliares.